xCloud começou testes para rodar games de Xbox em navegadores

15 de fevereiro de 2021
xCloud começou testes para rodar games de Xbox em navegadores
xCloud rodando em um navegador. Foto: The Verge

Com o xCloud funcionando em caráter de testes no Android, a Microsoft segue avançando em seu plano de levar games de Xbox para o máximo de pessoas possíveis. Ao The Verge, fontes ligadas à Microsoft explicaram que o próximo passo é levar o serviço aos navegadores web. Eles estão testando esta versão, antes de uma divulgação pública.

A solução acertaria dois alvos com um tiro só. Além de expandir o potencial do xCloud para navegadores, tal possibilidade abre as portas para que o serviço funcione em iPhones e iPads. A Microsoft tem tido problemas em levar sua plataforma para os dispositivos Apple, com a companhia de Cupertino exigindo que a companhia de Redmond envie jogo por jogo do xCloud para avaliação, alegando padrões da plataforma. A Microsoft rebate, alegando que o mesmo não ocorre com plataformas como Netflix ou Disney+, dizendo que a Apple não “avalia filme por filme”.

O xCloud para navegador, de acordo com o apurado, traz uma tela de início simples com sugestões de games, a opção de retomar jogos já iniciados, e um acesso a todos os games disponíveis no Game Pass. Iniciando um jogo, ele é exibido em tela cheia, e será exigido um controle para jogar os games do navegador. Não se sabe, ainda, se haverá possibilidades de controles alternativos, como acontece com Hellblade ou Gears 5, que no Android, permite o controle de toques na tela.

xCloud começou testes para rodar games de Xbox em navegadores

Também não se sabe sobre a resolução dos games no serviço, e se haverá possibilidades extras no navegador, como escolher a definição preferida para o usuário. A Microsoft está usando games do Xbox One S para o xCloud atual, mas há intenção de gerar streaming em 4K utilizando as versões para o Xbox Series X, ainda este ano.

Esta versão web do xCloud também poderá aparecer na versão de PC do aplicativo de Xbox para Windows 10, o que ofereceria o serviço, desta forma, para milhares de usuários pelo mundo. Por hora, a apuração levantada afirma que a versão web estaria limitada a navegadores baseados no Google Chrome, além do próprio navegador do Google, e o Microsoft Edge.

A Microsoft está planejando alguma novidade em caráter público do seu serviço ainda neste outono, o que indica que esta visualização apresentada indica que o trabalho está avançado.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *