Top 10 Arkade Gamer Clube: Os melhores Mega Man de todos os tempos

18 de janeiro de 2017
Autor: Junior Candido

Top 10 Arkade Gamer Clube: Os melhores Mega Man de todos os tempos

Um robô azul que tem um braço que vira um canhão, e que consegue aprender os ataques de seus inimigos quando os derrota. Mais de três décadas depois e uma injusta geladeira nos dias de hoje, o Mega Man (ou o Rockman para os japoneses) ainda continua sendo um dos personagens mais queridos do mundo dos games.

Uma das razões de seu sucesso foi a constante presença dos games com o personagem entre os anos 80 e 90, com muitos jogos lançados: entre a série regular, a série X, que acabou virando uma franquia tão querida quanto a principal, e seus muitos spin-offs, a Capcom lançou dezenas de títulos para o nosso Mega Man aprender habilidades novas, escolher a ordem preferida para derrotar seus inimigos e enfrentar seus grandes vilões ao final.

Dito isto, que tal tentar catalogar os dez melhores games de Mega Man já produzidos? Para isso, convocamos os membros do Arkade Gamer Clube para darem sugestões e juntos, escolhermos os games mais queridos com o robozinho azul. A partir de agora, então, o resultado:

10. Mega Man 3

A lista começa com o game que marcou a estreia do simpático cãozinho Rush, que se tornaria um dos grandes aliados de Mega Man, levando-o a lugares inacessíveis e até coletando itens para ele. Além disso, o robô ganhou o slide, para escorregar pelas fases e também foi o game que começou, de maneira tímida, a espalhar melhor itens e upgrades, que seriam comuns nos games futuros.

9. Mega Man 8

Já cansada, a série Mega Man chegou em 1996 ao mundo 32-bit com Mega Man 8, mas nem o cansaço nos impediu de conferir um game divertido, desafiante e com as bem vindas cenas em anime, que explicavam melhor a trama, mais completa desta vez. Destaque também para os parafusos espalhados, que podem servir como dinheiro para comprar itens em uma lojinha, e para a arma Mega Ball, em que uma bola energizada é chutada no inimigo.

8. Mega Man ZX

O game é tão “Mega Man”, que praticamente ignora a tela dupla que existia no DS. E, embora conte com uma trama muito complicada, mais do que qualquer outro game da série, é bem completo, ainda mais por se tratar de um portátil.

7. Mega Man Legends

Em 1998, o mundo poligonal já era realidade nos games, e praticamente todas as franquias, com sucesso ou não, faziam suas aventuras no mundo 3D. Mega Man também passou por este processo, mas, ao invés de levar a série tradicional para este caminho, acabou recebendo um spin-off. A mistura de elementos da série, como o upgrade de armas e ação com toques de games como os Zeldas do N64, com exploração e bons segredos. O game agradou e ganhou uma sequência, além de emprestar sua engine para The Misadventures of Tron Bonne.

6. Mega Man X6

Cumprindo com o seu “dever” de continuar com o console mesmo ao fim de sua trajetória, o PSOne recebeu em 2001, já com o PS2 no mercado, o Mega Man X6. O game, embora já sem Keiji Inafune na direção e com algumas controvérsias em seu enredo, oferece o máximo que o console da Sony poderia oferecer para a série, com tudo o que de melhor havia nos outros games. Não foi jogado por muita gente na época em que foi lançado, mas anos mais tarde ganhou uma nova chance no PS2 com uma coletânea.

5. Mega Man X5

Mega Man X4 foi um sucesso, e a base de fãs, por causa disso, aguardou com muita ansiedade a sequência, que, embora não tenha causado o mesmo impacto, pelo menos entregou a mesma competência do game anterior. Desenvolvido por outras mentes na Capcom, que não haviam mexido na série X antes, o game introduziu um elemento mais dramático ao gameplay, como a contagem regressiva a fim de evitar uma catástrofe, além da possibilidade de vários finais, de acordo com o desempenho do jogador.

Quem faz o pódio é você!

Após as sugestões do pessoal lá no Arkade Gamer Clube, nós levamos, como sempre, a decisão para todos os leitores de nossa Fan Page. Com um post, todos os que nos seguem podem votar e juntos, escolher quem de fato merece o título de melhor game de Mega Man de todos os tempos.

4. Mega Man & Bass

Mega Man nasceu no NES e, embora não tenha oferecido muitos jogos para o Super Nintendo, foi por lá que a franquia X se estabeleceu, e também foi nos 16-bit da Nintendo que a série original evoluiu. Já no fim de vida do Super NES, o excelente Mega Man & Bass apareceu para oferecer uma despedida digna da série para o console, com a versão japonesa Rockman & Forte chegando aqui por causa das revistas de videogame da época, que deram algum destaque para a franquia, e pela pirataria que trazia games jamais lançados nos EUA aqui. O jogo só chegou em caráter oficial no ocidente em 2002, para o Game Boy Advance.

3. Mega Man 2

Diz a cartilha do mundo dos games, que o segundo game é sempre o melhor da série. Não é unanimidade esta teoria com Mega Man, mas com certeza, o segundo game da série é querido por muitos jogadores das antigas. Os elementos que foram sucesso no primeiro game, mas com a devida atualização, definiram a consagração do nosso amigo robô, com a capa ridícula americana e tudo. Também serviu para testar alguns elementos que seriam padrão mais para a frente, como alguns itens, que ajudavam nos locais inacessíveis, e que seriam melhor explorador pelo cãozinho Rush.

2. Mega Man X4

Os leitores do Arkade, pelo visto, discordaram de nossa RetroArkade, que afirmava que Mega Man X4 era o melhor game de todos os tempos. Mas independente da preferência, não há como discordar das qualidades do game. Gameplay simples, fases até mais fáceis do que os outros games, mas não menos desafiantes, com vários segredos, e um enredo interessante marcaram muitos jogadores, incluindo, claro, sua música de abertura da versão japonesa.

Menção Honrosa: Série Animada

Não é um game, por isso não está na lista, mas não há como não lembrar da série animada de Mega Man e sua música clássica que passavam no Sábado Animado do SBT ao falar do personagem. O desenho, que manteve a simples — e por incrível que pareça, rara — iniciativa de narrar os eventos dos games, com os mesmos personagens, motivações e eventos que já havíamos vivenciado nos jogos.

1. Mega Man X

Para os leitores do Arkade, e a grande maioria dos jogadores, de fato Mega Man X é o maior game do robô azul já feito. E as razões são muitas: trilha sonora impecável, uma das melhores primeiras fases já feitas na história do videogame, gameplay dinâmico, armadura, Hadouken, Zero, e uma evolução digna da série que já mostrava sinais de cansaço no NES. A ideia de avançar a história para alguns anos mais para a frente e oferecer uma trama mais séria e que geraria uma franquia que seria tão ou até mais popular que a original. É comum achar jogadores que jogam mais os games X do que os originais, o que só comprovam mais ainda a força do game, e, claro: Mega Man X não é apenas o melhor Mega Man já feito, mas é também um dos melhores games de todos os tempos. E se você não tem mais o seu Super Nintendo, também é possível jogá-lo no PSVita, com a versão de PSP (em um remake muito bacana, com cenas em anime e tudo) e em dispositivos iOS (em um remaster bem caprichado).

3 Respostas para “Top 10 Arkade Gamer Clube: Os melhores Mega Man de todos os tempos”

  • 19 de janeiro de 2017 às 12:02 -

    mikemwxs

  • Eu sou um dos que só jogaram a série X… E apenas a partir de X4, com a introdução do Zero como personagem selecionável desde o início (e sem limitações, como aconteceu em X3). Eu ignorava o gameplay com o X, hehe.

  • 19 de janeiro de 2017 às 21:49 -

    leandro alves

  • ignoraram o Megaman Zero que poderia ser incluido de um ou outro aí. e Megaman ZX é bonito, porém cansativo e tedioso.

  • 20 de janeiro de 2017 às 09:25 -

    Artur

  • Pra mim o melhor mega man de snes foi o 7, ninguém nem lembrou dele.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *