Projeto busca contar a história dos clones de “Nintendinho” no Brasil

24 de novembro de 2020
Projeto busca contar a história dos clones de "Nintendinho" no Brasil

Nos anos 80 e 90, muitos tiveram o seu primeiro contato com videogames através de um clone de NES. Como todo gamer dos velhos tempos já sabe, no Brasil, não havia console oficial da Nintendo. Em seu lugar, e protegidos pela lei de Reserva de Mercado, existiam os clones, cópias do 8-bits da Nintendo, fabricadas por Gradiente, CCE e outros, que eram vendidos nas lojas do país.

E, para resgatar uma parte importante da história dos games no Brasil, um projeto está no Catarse. Trata-se do WarpZone Definitivo Clones. A mesma Warpzone que está produzindo o Essencial Resident Evil, e ofereceu outros especiais, como o de Street Fighter, e o de Master System. A iniciativa tem previsão de lançamento no segundo semestre de 2021, e busca trazer nostalgia e informação entre Phantom Systems, Turbo Games e tantos outros clones.

De acordo com a página da campanha, o livro traz 200 páginas, com informações sobre a história dos famiclones no país, as empresas que desenvolveram e fabricaram consoles no país, os itens feitos para o nosso mercado, além de entrevistas e muitas histórias desconhecidas do grande público.

Este livro é uma parceria da WarpZone com o projeto CloNES, e virá com capa dura, acabamento de alta qualidade, e luva para guardar o livro com o tema que o participante da campanha escolher: Turbo Game ou Phantom System. No momento, o valor de contribuição mínimo que dá direito a um livro está no valor de R$ 129.

Um índice provisório foi apresentado, já com a promessa de mais itens a serem adicionados, que contém:

  • O mercado nos anos 1980
  • Antes dos clones de Nintendinho
  • A lei de Reserva de Mercado
  • Computadores e Videogames
  • O caminho da ilegalidade
  • Principais Empresas: Gradiente, Dynacom, CCE, Milmar, Chips do Brasil, etc.
  • Lista de clones e modelos
  • Lista de jogos
  • A Chegada da Playtronic
  • A Era Pós-Clones
  • Clones de 16-Bit
  • Propagandas de época

Para saber mais sobre a campanha, é só visitar a página do projeto no Catarse.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui!

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