Além do Sonic, a Williams também já teve a presença do Pica-Pau em seu carro

4 de abril de 2023
Além do Sonic, a Williams também já teve a presença do Pica-Pau em seu carro

A Williams é bem conhecida por ter estampado o Sonic em seu carro na temporada de 1993. E a história fica mais interessante quando a McLaren, equipe de Senna naquela época, recusou o patrocínio da SEGA, e evitou que a dupla Sonic e Senna fizessem história na Fórmula 1. Embora a história acabou entregando Donnington Park e isso aqui:

Além do Sonic, a Williams também já teve a presença do Pica-Pau em seu carro

Mas não foi apenas o Sonic que marcou presença em um carro da equipe de Grove. Em 1998, a equipe recebeu outro visitante ilustre: o Pica-Pau. Que, obviamente, acabou parando no bico do FW20. O ano de 1998 começou um pouco diferente para a equipe inglesa, mesmo tendo faturado mais um mundial de pilotos e construtores, algo que era comum naqueles dias para o time.

Entretanto, ninguém em Grove imaginaria que o título de Jacques Villeneuve seria a última vez, até hoje, em que um piloto correndo numa Williams faturaria o campeonato mundial de Fórmula 1. Mesmo campeã, o ano de 1998 mostrou que a equipe viveria dias difíceis, pois perderia seu projetista, Adrian Newey, para a McLaren. E, para piorar, foi ele quem acertou o carro da rival inglesa para fazer Mika Hakkinen ser campeão naquela temporada.

Como as coisas ruins podem ficar piores, naquele ano também se encerrava a vitoriosa parceria com a Renault, que rendeu títulos para Mansell, Prost, Hill e Villeneuve. Além de ter sido o motivo que fez Senna ir para a equipe, em 1994. A equipe não estava mais presente como desenvolvedora própria, mas deixou motores para serem reaproveitados, com o nome de Mecachrome. O que deixava a equipe mais para trás no grid.

E, para estampar sua “nova fase”, os carros ainda mudaram de cor. A Williams era conhecida por ser azul, correndo assim desde 1985. Foi assim durante o patrocínio da Canon e continuou quando a Rothmans era a principal patrocinadora do grupo. Mas em 1998, outro cigarro do grupo patrocinador, a Winfield, que apareceu como marca principal. Isso fez com que os carros ficassem, por dois anos, vermelhos.

O carro vermelho acabou combinando com o topete do Pica-Pau, que se tornaria mais um patrocinador da equipe, ficando no bico do carro. Naquela época, a Universal estava para lançar os novos desenhos animados do personagem, enquanto o personagem já era o mascote do estúdio e presença em parques e outros eventos. Por isso, ao patrocinar o time de Fórmula 1, a companhia preferiu dividir espaço com seu personagem preferido, ficando com a logo apenas de um lado.

É comum encontrar por aí que o patrocínio veio por causa do jogo com o personagem feito pela Konami, mas a informação não é correta. Pois Woody Woodpecker Racing, um “Mario Kart” com o personagem feito pela Konami, foi lançado em 2000, quando a Williams já tinha outros patrocinadores, e havia retornado ao azul, graças à BMW e Compaq.

O que motivou o patrocínio foi o fato de que o personagem sempre foi muito popular nos EUA e poderia ser explorado em ações de marketing. Além disso, o patrocínio seria uma das várias formas de divulgar os novos desenhos animados, que chegariam em 1999. Mas o personagem não deu muita sorte para a Williams não, pois em 1998, a dupla Jacques Villeneuve e Heinz-Harald Frentzen fizeram juntos apenas 38 pontos e terminaram em terceiro entre os construtores.

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Em 1999, ano em que estreou os novos desenhos do Pica-Pau, uma nova dupla assumiu os volantes da Williams: Ralf Schumacher vinha da Jordan, enquanto o italiano Alessandro Zanardi retornava à F1 após uma bem sucedida carreira na CART (que aqui no Brasil se chamava Fórmula Mundial graças ao SBT). Mas o desempenho foi ainda pior: 35 pontos, quinto lugar entre construtores e apenas dois pódios por parte de Schumacher: um terceiro na Austrália e outro em Silverstone.

Em 2000, tudo mudou. A Williams iniciava uma parceria com a BMW para tentar voltar aos dias de glória, e o Pica-Pau iniciaria um legado na Honda, se tornando o mascote da equipe no Mundial de Motovelocidade (a atual MotoGP). Mantendo um legado de uso do personagem como mascote e sinal de “ir pra cima”, como o personagem faz, que, curiosamente, não se iniciou na Fórmula 1 e sim na Segunda Guerra Mundial, quando o personagem já dava “boa sorte” em aviões dos pilotos dos EUA no conflito.

2 Respostas para “Além do Sonic, a Williams também já teve a presença do Pica-Pau em seu carro”

  • 5 de abril de 2023 às 04:13 -

    Helinux

  • Lembrando que o desenho Pica Pau antigão que era a melhor versão não passa mais na tv aberta…já que o desenho era considerado um ¨seriado Chaves¨ na vida, com isso a GLOB…ficava irritada com a audiência do canal rival!!!! Sinceramente não tinha reparado essa do Pica Pau na época de ouro da F1, bom saber disso!!!! 98 me fez lembrar do clássico F1 World Grand Prix do N64, jogo com uma certa dificuldade em termos de jogabilidade e competição!!!! Hoje em dia tudo está sendo censurado na tv, não vemos mais o desenho do Pica Pau de antigamente…estudiosos dizem que aquelas cenas de TNT, explosões na cara do Zeca Urubu, sem contar o desenho Papa Léguas que também não vemos mais!!!! Vivemos em um País hipócrita que se diz ser Democrata e viva a Democracia onde não podemos mais dizer o que pensamos realmente, temos que agradar ao próximo e a todos para não ser processado!!!! Bons tempos da Williams de antigamente, valeu!!!!

  • 5 de abril de 2023 às 04:17 -

    Helinux

  • sobre: ¨…como o personagem faz, que, curiosamente, não se iniciou na Fórmula 1 e sim na Segunda Guerra Mundial, quando o personagem já dava “boa sorte” em aviões dos pilotos dos EUA no conflito.¨ Lembro dessa cena em algum filme da sessão da tarde, era a introdução de alguém vendo televisão e ali aparecia essa cena do Pica Pau, não lembro que filme era!!!! valeu!!!!

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