Análise Arkade – NASCAR Heat 5, um jogo feito para fãs

13 de agosto de 2020
Análise Arkade - NASCAR Heat 5, um jogo feito para fãs

A NASCAR sempre teve história para contar nos videogames. Desde Richard Petty’s Talladega, de 1985, os games da categoria mais popular do automobilismo nos EUA tiveram bons games nos computadores, durante os anos 90, brilharam nos consoles, quando a EA Sports adquiriu seus direitos, e na atual geração, conta com a interessante série Heat.

O quinto game Heat oferece tudo o que o fã da NASCAR gosta: ovais, velocidade, acidentes, e até a oportunidade de viver a chance de iniciar uma carreira de piloto, assim como a de participar de disputas bem únicas. Veja, então, o que esperar do quinto game da série, que engloba muito bem o rico universo da categoria, e que serve como ótima porta de entrada para iniciantes.

O “Tudo em 1” da NASCAR

Análise Arkade - NASCAR Heat 5, um jogo feito para fãs

Se você acompanha as corridas da NASCAR, sabe que não são apenas uma categoria disponível. Assim como na vida real, nós temos aqui quatro categorias de competição:

  • NASCAR Cup Series: A categoria principal, com os melhores pilotos e que atrai a maior atenção do público. São 29 pistas, sendo elas 23 ovais e 6 mistos. Vale lembrar que, nesta edição, temos também os pilotos da eNASCAR Heat Pro League, torneio de eSports da categoria.
  • NASCAR Xfinity Series: Uma categoria de acesso, como se fosse uma segunda divisão, ou como funciona a Fórmula 2, para a Fórmula 1. Aqui temos os mesmos 29 circuitos.
  • Nascar Gander RV & Outdoors Truck Series: categoria de caminhonetes, que mudam a maneira de guiar, e suas disputas. São os 29 circuitos da grande normal, mais uma pista de terra.
  • Xtreme Dirt Tour: seria como uma “várzea”, para novos pilotos. Não faz parte da NASCAR, mas é reconhecidamente um local de acesso para os novos pilotos. Aqui, as disputas são em ovais de terra, e um circuito misto. E é por aqui que você pode iniciar o modo campanha, e aprender melhor a jogar o game.

Para jogar nestas quatro categorias, há vários modos. Como corridas simples, modos de desafio, campeonato, ou o modo carreira, o principal do game. O papel é semelhante ao de diversos games, de corrida, ou de esporte em geral. Consiste em começar em categorias menores e ir evoluindo até se tornar estrela na NASCAR.

O caminho é árduo, mas simplório. Não há muitas opções, e as que existem são bem genéricas. A sorte é que o gameplay, o mais importante, é muito divertido. E é esta a palavra que define o NASCAR Heat 5: Diversão. Falarei do gameplay mais tarde, mas se prepare para disputar corridas com alta dose de diversão, independente da categoria ou modo o qual irá jogar.

Modos de sempre em um gameplay que diverte

Os modos, como já foi falado, são os mesmos esperados em outros games. O modo carreira, por exemplo, conta com um simples sistema de evolução, na qual você vai conquistando dinheiro e patrocinadores durante as corridas, e consegue manter sua própria equipe, assim como no F1 2020, ou vai para a busca pelo estrelato de ser um grande piloto. Além disso, há um sistema de tweets com seus colegas falando de seu desempenho, gerando um sistema de amizade ou inimizade, que influencia em contratos futuros.

Mas tirando isso, o modo carreira conta com o mesmo gameplay dos outros modos: você tem um treino, de 60 minutos, com um tempo médio para ser batido. Depois vem a qualificação e, por fim, a corrida, que pode ter de poucas voltas, até os 100% de uma corrida tradicional da NASCAR. No fim das corridas, o “modo Twitter” aparece, com os pilotos sendo simpáticos, irônicos ou agressivos com você. Você poderá ser educado, cordial, pedir desculpas ou partir para a ignorância. Se você sair batendo em todo mundo, por exemplo, os tweets serão todos, praticamente, reclamando de seu desempenho. Simples, mas funcional.

Análise Arkade - NASCAR Heat 5, um jogo feito para fãs

Porém, o que importa, é a direção. E aqui o game está bem caprichado. Não por ser um competente simulador, mas, por trazer, para cada tipo de jogador, uma jogabilidade adequada. O game pergunta o seu nível de domínio de games de corrida, e te oferece opções adequadas de velocidade. Mas, o game sempre te desafia a “subir um nível”, oferecendo melhorias no desempenho. No game, por exemplo, quanto mais ajudas ativadas, mais lento o carro fica, o que estimula o aprendizado por direções mais avançadas.

Porém, mesmo no nível hard, não há a mesma complexidade em games como Gran Turismo, ou Project CARS. O game tem sim sua veia de simulação, mas tem “leves toques” de arcade, que ficam ainda mais interessantes nos modos de desafio. Neste modo, desafios “com a cara da NASCAR“, do tipo “saia de último para primeiro nas últimas três voltas da corrida”, deixam o game bem divertido. É parecido com o clássico “scenario”, de International Superstar Soccer, lembra?

Assim, apesar de não oferecer uma simulação tão realista quanto o esperado, o game da NASCAR compensa com diversão. Para quem gosta de corridas em ovais, terá um gameplay simples, acessível e divertido. Pode não ser o ideal para quem esperava uma jogatina com o máximo de realismo, mas funciona bem para quem é fã da categoria e gosta das suas corridas com muitos acidentes, rodopios e batidas.

Um jogo decente, com foco no fã e não na simulação

Análise Arkade - NASCAR Heat 5, um jogo feito para fãs

Entenda: NASCAR Heat 5 não é um jogo ruim. Pelo contrário, é muito divertido correr nos ovais do game, e, pelo menos para mim, os desafios propostos são bem legais. O ponto a ser considerado aqui, é que o game não tem compromisso nenhum com o ultra-realismo. F1 2020, por exemplo, tem uma opção bem acessível para novatos, mas oferece um gameplay extremamente exigente para quem quer encarar o jogo.

Já o quinto NASCAR Heat fica mais no meio termo: nem muito arcade, e nem muito simulador. Muito diferente, por exemplo, dos carros da categoria disponíveis em games Gran Turismo, esses sim, que trazem um grau de exigência elevado. Mesmo no volante, no modo hard, não há tanto “desafio”, no que diz respeito à controle de carro. No game, como um todo, o nível de desafio é bem ajustado, de acordo com o nível do jogador.

Soma-se a favor, ainda, as corridas online, que podem contar com até 40 pilotos. O que faz do game, algo focado no fã. Naquele jogador que gosta das corridas, quer jogar, mas não tem interesse de querer guiar um Mustang, Supra ou Corvette da maneira mais realista possível. A NASCAR é uma categoria que zela muito pelo fator entretenimento. E seu game segue pelo mesmo caminho.

NASCAR Heat 5 já está disponível, para Playstation 4, Xbox One, e PC.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *