Análise Arkade – Oceanhorn 2 é a razão para você assinar o Apple Arcade

29 de outubro de 2019
Autor: Junior Candido
Análise Arkade - Oceanhorn 2 é a razão para você assinar o Apple Arcade

Oceanhorn é um dos grandes nomes entre os games para smartphones. O título, de 2013, trouxe elementos de gameplay inspirados em Zelda: Wind Waker. Que não eram tão comuns assim nos games daquela época. Naquele ano, Angry Birds, e outros games mais casuais, já dominavam o universo dos celulares. Não dando muito espaço para iniciativas mais profundas. Oceanhorn viu a oportunidade e se deu bem.

O sucesso de Oceanhorn garantiu mais versões. O game chegou, posteriormente, aos PCs, Xbox One e Playstation 4. E, com um melhor know-how, além de uma oportunidade única, que foi a iniciativa da Apple Arcade, Oceanhorn 2 chegou, de maneira exclusiva para a plataforma. O projeto, que busca oferecer games mais completos para os dispositivos da Apple, caiu como uma luva em um game. Cujo produtor já acreditava no potencial do iOS há algum tempo.

Ambientado há mil anos antes dos eventos do primeiro game, o título te leva para uma jornada épica e mágica no mundo de Gaia. O mundo, que mistura tecnologia, magia e mitologias, oferece vários locais a serem explorados, além de desafios, que fará qualquer fã de Zelda ficar muito feliz!

Boas novidades para uma boa continuação

Análise Arkade - Oceanhorn 2 é a razão para você assinar o Apple Arcade

Oceanhorn 2 começa já mostrando ao jogador suas boas novidades. Aproveitando melhor os recursos mais modernos dos dispositivos atuais, o game apresenta, além do gameplay básico de exploração e combate contra os mais diversos inimigos, alguns mini-games, como o pilotar de uma moto dentro de uma mina, por exemplo.

O game também traz um elemento interessante, que é a parceria na exploração. Seja com Trin, a neta do líder de Arcadia, ou Gen, um robô misterioso, você poderá combater com a ajuda deles, além de resolver alguns puzzles pelo game, dando ordens específicas para o segundo personagem. E o melhor, a companhia, aqui, ajuda, ao invés de atrapalhar, como em outros jogos. Você pode controlá-los através de um excelente menu.

O menu soma, também, o excesso de corações coletados, que vão para uma reserva, a serem usadas posteriormente, como o pote com fadas de Zelda. Também é possível fazer upgrades em suas armas, além de controlar as magias que você vai coletando. Tudo de maneira prática, simples, e direta.

Análise Arkade - Oceanhorn 2 é a razão para você assinar o Apple Arcade

Os desenvolvedores também entendram, finalmente, que está funcionando em plataformas móveis. Embora possa ser jogado em iPhones, iPad, Apple TV ou em um Mac, o game, agora, tem elementos mais rápidos de save e navegação. Apesar de um game como este exigir longas jornadas, o save em praticamente qualquer lugar, ajuda, e muito, quem tem pouco tempo para jogar.

Como exemplo, menciono o Zelda: Ocarina of Time, para 3DS. Um ótimo game, e um ótimo remake. Que, entretanto, sofre com o fato de que, um save com o desligar do videogame, coloca o jogador de volta ao quarto do início do jogo. Para um game móvel, isso não é nada bom. Uma vez que haverá momentos que você precisará desligar o portátil, seja por terminar uma viagem, ou acabar a bateria. Oceanhorn 2 acerta muito bem nessa questão.

E como o game funciona no Apple Arcade?

Análise Arkade - Oceanhorn 2 é a razão para você assinar o Apple Arcade

Com a assinatura, o game fica disponível. É possível assinar com o primeiro mês gratuito, e testar o serviço. O game fica disponível para todas os dispositivos Apple que você tiver. E o save é compartilhado, através da Game Center. Assim, é possível explorar as florestas do game durante o trabalho. E seguir a jogatina na tela grande em seu Apple TV, quando voltar pra casa.

No iPhone, a experiência é muito boa. E os toques na tela nunca funcionaram tão bem. Controlar o personagem, atacar com o já famoso botão grande de ataque, usar os tiros de sua nova arma, ou defender, tudo funciona bem. Não é necessário, de verdade, de um controle para curtir plenamente a ação.

É claro que quanto mais velho o dispositivo, mais difícil será curtir o game em sua plenitude. Entretanto, uma sacada legal, não só em Oceanhorn 2, mas em todos os games do Apple Arcade, é que eles são bem acessíveis. Além do mais, com o mês gratuito, você pode testar o game em seu iPhone 6S. E, caso não goste do desempenho, é só cancelar a assinatura antes da cobrança.

Um dos games mais bonitos dos dispositivos móveis em todos os tempos

Análise Arkade - Oceanhorn 2 é a razão para você assinar o Apple Arcade

Se o Oceanhorn original somou de maneira positiva no mundo dos games móveis, sua sequência elevou tudo a décima potência. Oceanhorn 2 é um game bonito demais! Sei que o game é jogado em outros dispositivos, mas a experiência principal, pelo menos pra mim, foi em um iPhone X. O game conta com diversos efeitos de luz e sombra, tem detalhes lindos, e personagens bem construídos.

Seu “espírito” visual segue parecido com Wind Waker, mas agora, se inspira em outro clássico Zelda: Breath of the Wild. Mas claramente se percebe que é inspiração, e não uma mera cópia, uma vez que tudo no game demonstra personalidade. Tanto é, que soma em seu gameplay elementos únicos, que tem tudo a ver com a história.

Análise Arkade - Oceanhorn 2 é a razão para você assinar o Apple Arcade

Isso tem um “custo”. Prepare-se para ver a bateria do seu smartphone diminuir mais rápido do que deveria. Mas não é nenhum problema. Uma vez que games que exigem muito do aparelho, como Free Fire ou o novo CoD: Mobile, sugam muito mais, devido às suas questões online. E, para algumas pessoas, a versão portátil tem um problema: é tudo muito pequeno. Especialmente no mapa. Quem tem problemas com vista, vai sofrer um pouco, até se acostumar com as fontes pequenas do game.

A verdadeira razão para você assinar o Apple Arcade

Análise Arkade - Oceanhorn 2 é a razão para você assinar o Apple Arcade

Se você ainda tem dúvidas em conhecer o Apple Arcade, Oceanhorn 2 é o game que vai te convencer a, no mínimo, conhecer o serviço. O game é excelente, grande, cheio de coisas a se explorar e conhecer. Prático de se jogar, fácil de se curtir, completo em suas propostas e adaptado brilhantemente para a jogatina portátil, temos um grande game. Que amplia de maneira plena o legado do primeiro jogo.

Sua facilidade de trocas de dispositivos também é bem-vinda. O que faz o game ser mais aproveitado, por pessoas que não tem tempo disponível para jogar apenas em casa. E, com o fator do mês grátis, é mais que obrigatório, para qualquer dono de dispositivos Apple que curtem games, pelo menos o teste. Os outros games da plataforma não são ruins, tem muita coisa boa lá. Mas este game aqui, com certeza, é o grande lançamento dos primeiros dias do serviço.

Oceanhorn 2 foi lançado com o Apple Arcade, e até o momento, é exclusivo da plataforma. Funcionando, dentro da assinatura, em iPhone, iPad, Apple TV e MacOS. Uma versão para PC está programada para chegar em 2020.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *