Arkade VR: Confira 10 futuros jogos em RV para ficar de olho

27 de novembro de 2019
Autor: Gilson Peres
Arkade VR: Confira 10 futuros jogos em RV para ficar de olho

Ao contrário do que muitos possam pensar, 2019 foi um ano bem movimentado para o nicho dos games em realidade virtual. Imagina então o que os futuros jogos em RV reservam para nós. Já que tivemos grandes lançamentos como Blood & Truth do PlayStation VR e L.A. Noire: The VR Case Files para várias plataformas, além da brilhante atualização de No Man’s Sky que trouxe um modo em RV para o título.

Como imaginado, 2020 não está atrás, pois já temos grandes promessas para o ano que vem. Por isso resolvemos listar alguns dos principais próximos títulos a serem lançados para a realidade virtual. Então é bom ficar de olho nesses próximos games que podem dar o que falar!

Arkade VR: Confira 10 futuros jogos em RV para ficar de olho

10- Stardust Odyssey

Antes de falarmos propriamente de jogos prometidos para 2020, que tal começar com um previsto para dezembro? Desenvolvido pelo Agharta Studio, Stardust Odyssey é uma aventura pirata-espacial com toques de fantasia.

Entre seus diferenciais estão os seus controles, já que dispensam a proximidade física dos objetos para alcançá-los. Isso por conta de um elo magnético utilizado pelo jogador para auxiliar nos comandos do game. Stardust Odyssey, entre os futuros jogos em RV, tem lançamento mais próximos: dia 3 de dezembro de 2019 e é, até o momento, exclusivo do PSVR.

9- The Room VR: A Dark Matter

Aqui temos um bom exemplo de “escape rooms” lançados para RV, assim como foi Red Matter antes dele. The Room VR: A Dark Matter é uma adaptação de um jogo de celular do mesmo nome. Porém, tendo já recebido diversos prêmios, o game apresenta enigmas lógicos para serem resolvidos pelo jogador enquanto este faz parte de uma experiência imersiva de mistério noir com toques sobrenaturais.

Com um sistema de resolução de puzzles bem característico do gênero, The Room VR promete ser um nome forte em 2020. Isso principalmente pela imersão que o jogo proporciona, mesclado à criatividade orgânica com a qual seus puzzles são construídos. Com lançamento previsto apenas para “2020”, The Room VR: A Dark Matter estará disponível em seu lançamento para PlayStation VR, Valve Index, Oculus Rift e HTC Vive.

8- Firmament

Em desenvolvimento pela Cyan Worlds, Firmament é outro ótimo exemplo de que a combinação de resolução de puzzles e imersão em realidade virtual funciona muito bem. Com uma ambientação steampunk interessante, o game apresenta uma viagem monumental através de reinos diversos e curiosos.

O jogador contará com a assistência de uma espécie de máquina, além das instruções comoventes de um mentor etéreo. Sustentado por uma campanha bem sucedida no Kickstarter, Firmament tem lançamento previsto para julho de 2020. Além disso, estará disponível para Oculus Rift, PlayStation VR, Valve Index e HTC Vive.

7- After the Fall

Aqui o nome dos criadores pode preceder o jogo. Isso porque After the Fall é um FPS em RV que está em desenvolvimento pela Vertigo Games. Para quem não sabe, essa é a responsável pelo famoso Arizona Sunshine. After the Fall traz do seu irmão de criação a intensa jogabilidade, mas agora, mais focada na cooperação.

Ambientado também num mundo pós-apocaliptico, mas agora cheio de monstros e neve, o jogo coloca até quatro jogadores contra um vasto e hostil mundo na realidade virtual. Os jogadores precisarão lutar pela sobrevivência numa vibe que lembra bastante Left 4 Dead. Previsto para ser lançado em 2020, After the Fall estará disponível para Oculus Rift, Valve Index, HTC Vive e PlayStation VR.

6- The Walking Dead: Saints and Sinners

Com o nome da franquia de peso, The Walking Dead: Saints & Sinners é um jogo diferente. Principalmente no que tange o universo de The Walking Dead. A proposta do game é de que toda decisão que você toma terá consequências durante o gameplay.

Ambientado nas ruínas de Nova Orleans, o jogo te dará a oportunidade imersiva de lutar contra zumbis, vasculhar locais em busca de mantimentos e, principalmente, fazer escolhas devastadoras para você e os outros sobreviventes. A ideia é trazer todo o drama sombrio de The Walking Dead para a experiência mais imersiva possível! Com lançamento já agendado para o dia 23 de janeiro de 2020, The Walking Dead: Saints & Sinners estará disponível para Valve Index, Oculus Rift e HTC Vive.

5- Sniper Elite VR

A aclamada franquia de jogos de tiro finalmente está com a promessa de chegar à realidade virtual. Sniper Elite VR será um game totalmente original da franquia Sniper Elite com uma visão autêntica em primeira pessoa.

Com a promessa de uma campanha explosiva na Segunda Grande Guerra e controles de movimento bem imersivos, a Rebellion Games ainda não deu uma data específica para o jogo ser lançado. Entretanto, está como “breve. Ao menos já temos as plataformas confirmadas para recebê-lo: HTC Vive, Valve Index e PlayStation VR.

4- Medal of Honor: Above & Beyond

Falando na segunda guerra mundial, temos o retorno de uma franquia clássica dos jogos de tiro na realidade virtual. Medal of Honor: Above and Beyond traz os campos de batalha históricos da Segunda Guerra Mundial de volta. Aqui o jogador entrará na pele de um agente aliado do Escritório de Serviços Estratégicos (OSS), encarregado de se infiltrar, ultrapassar e superar a máquina de guerra nazista.

Com gameplay bastante imersivo, lembrando o aclamado Blood and Truth da Sony, o jogo promete uma mescla de imersão e nostalgia brilhantes. Previsto para ser lançado em algum momento do ano que vem, o novo Medal of Honor será exclusivo do Oculus Rift.

3- Pixel Ripped 1995

Entre os futuros jogos em RV dessa lista, talvez este seja um dos mais criativos. Sequência do incrível Pixel Ripped de 1989, o jogo seguirá um enredo parecido, mas agora no auge dos jogos poligonais. Pixel Ripped 1995, assim como seu antecessor, terá forte apelo à nostalgia e usos criativos dos recursos antigos de construção de games.

Assim como seu antecessor, as fugas dos olhos dos cuidadores para se manter jogando estarão presentes mais uma vez. Além disso, o jogo brasileiro também contará com menções a clássicos dos anos 90 como Final Fantasy e The Legend of Zelda. O lançamento do jogo está previsto para ser entre março e junho de 2020, para Steam VR e PSVR.

2- Marvel’s Iron Man VR

Um dos anúncios mais marcantes do PlayStation VR desde o seu lançamento. Com o peso do nome Marvel em parceria com a Sony, assim como foi Marvel’s Spider-man, Marvel’s Iron Man VR promete uma imersão incrível nas armaduras de Tony Stark.

Além disso, teremos uma história original, de acordo com Ryan Payton, diretor do game. As versões de teste do jogo demonstraram controles bastante instintivos e combates muito divertidos. Por fim, será possível também melhorar as armaduras do Homem de Ferro e personalizá-las de diversas maneiras. Inicialmente previsto para 2019, Marvel’s Iron Man VR foi adiado para o dia 28 de fevereiro de 2020. O game é exclusivo do PlayStation VR.

1- Half-Life: Alyx

Quem aí nunca ouviu falar da aclamada série de games Half-Life? A icônica série de FPS que há mais de uma década espera por um novo jogo finalmente teve novidades recentes. Mas não, não é Half-Life 3. A Valve anunciou Half-Life: Alyx como um jogo totalmente pensado para a realidade virtual.

Com a responsabilidade de ser o primeiro jogo completo de realidade virtual da empresa, o novo game estará localizado entre os eventos do Half-Life (1998) e Half-Life 2 (2004). Nele, Alyx Vance e seu pai Eli secretamente montam a resistência à ocupação brutal da Terra por uma raça alienígena misteriosa conhecida como The Combine.

Seu lançamento está previsto para março de 2020 e sua pré-venda já está disponível! O game tem compatibilidade confirmada com o Valve Index, Oculus Rift, HTC Vive, Cosmos, WMR e Pimax.

Quais futuros jogos em RV você espera?

Cada vez fica mais claro que a realidade virtual não chegou para substituir os games “clásssicos”. Na verdade, a plataforma é um nicho muito interessante que funciona em paralelo aos jogos tradicionais. Porém, cada vez mais, grandes empresas e grandes marcas se atraem pela tecnologia, o que pode ser visto nos futuros jogos em RV listados aqui.

Arkade VR: Confira 10 futuros jogos em RV para ficar de olho

Obviamente estes não são os únicos nomes de 2020 para as plataformas imersiva. De fora dessa lista ficaram games como: Lone Echo II, Solaris: Offworld Combat, Low-Fi, Zenith, Panther VR, Deciples of Dawn, Vertigo 2, The Wizards: Dark Time, Tarzan VR… Enfim, a lista é imensa! Por isso queremos saber de vocês, leitores, quais os futuros jogos em RV que vocês estão de olho?

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *