Com três bandeiras vermelhas e pneu voando para o estacionamento, Josef Newgarden vence caótica Indy 500

28 de maio de 2023
Com três bandeiras vermelhas e pneu voando para o estacionamento, Josef Newgarden vence caótica Indy 500

Foi com muita emoção, um pega espetacular na última volta e três bandeiras vermelhas, mas Josef Newgarden venceu a sua primeira Indy 500. O piloto conseguiu tomar a ponta na última volta, segurar Ericsson no fim e driblando o vácuo, fez a sua vitória. Para comemorar, ele invadiu a arquibancada e foi comemorar junto com a torcida.

O piloto venceu após três bandeiras vermelhas. Felix Rosenqvist Kyle Kirkwood tiveram um forte acidente na reta final, e rendeu a primeira bandeira vermelha. Rosenqvist, que disputava a vitória, errou e rodou, acertando Kirkwood em um acidente que capotou o carro do piloto americano e mandou o pneu para o estacionamento, acertando um carro.

Felizmente, todos os envolvidos saíram bem de seus carros e não havia ninguém no estacionamento, com os danos no carro sendo mínimos. A corrida acontecia normalmente, com trocas de lideranças e a primeira parada dos pilotos até que, quase na metade da prova, na volta 92, a primeira bandeira amarela foi acionada. A partir daí, a prova começou a ter suas histórias acontecendo.

Para aproveitar a parada, praticamente todos os carros foram para os boxes, com Veekay acertando Palou na saída. Colton Herta também errou nos boxes e quase acertou Grosjean, em outro ciclo de paradas. A corrida voltou para alguma normalidade até a volta 151, quando Grosjean bateu na curva 2, ao perder o equilíbrio do carro.

Na volta 185, o acidente envolvendo roda voando para fora da pista aconteceu, com Rosenqvist abandonando e a bandeira vermelha chegando duas voltas depois, na 187. Na volta 192, faltando oito para o fim, houve a relargada, com Pato O’Ward brigando pela ponta, pois caíra para terceiro, e foi parar no muro, com Pagenaud e Canapino batendo em seguida. Com muitos carros na pista e com a organização não querendo terminar a prova sob bandeira amarela, tivemos a segunda vermelha.

A relargada aconteceu na volta 196 com um acidente na reta final com três pilotos que nem haviam iniciado a volta ainda: Benjamin PedersenGraham Rahal e Ed Carpenter. A terceira bandeira vermelha veio, quando tínhamos Ericsson na liderança, com Ferrucci e Rossi em sua cola. Newgarden era o quarto.

Inclusive, é a primeira vez na centenária corrida em que três bandeiras vermelhas são acionadas. Tal bandeira, que interrompe a prova e manda os carros para o pit lane, foi utilizada para evitar que a prova termine em bandeira amarela, e os carros possam disputar a prova em velocidade plena.

Mas o reposicionamento da Indy garantiu Newgarden para o segundo lugar, o que rendeu a última relargada em bandeira branca, na base do “agora ou nunca”. Josef, que nunca havia ganhado a prova, resolveu aproveitar o momento, garantir a ponta, brigar pela ponta tirando o vácuo de seu rival e conseguir completar a volta 200 em primeiro lugar, comemorando muito em seguida.

Hélio Castroneves até tentou uma estratégia específica para escalar o pelotão, mas problemas no carro no meio da prova fez com que o piloto se contentasse com o décimo quinto lugar. Já Tony Kanaan, que se despediu da Indy 500, sendo vencedor dela em 2013, até largou bem, em sexto, e se mantinha na parte de cima do pelotão, mas erros estratégicos o jogaram para o fim da fila, com o piloto terminando a prova em décimo sexto lugar.

Mas ainda houve tempo para um ato final, com a sua passagem pela grama para ganhar posições na prova.

Uma resposta para “Com três bandeiras vermelhas e pneu voando para o estacionamento, Josef Newgarden vence caótica Indy 500”

  • 29 de maio de 2023 às 22:54 -

    Helinux

  • Valeu!!!!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *