Conheça Francis Tsai, o artista americano que desenha com o olhar

27 de janeiro de 2013

Conheça Francis Tsai, o artista americano que desenha com o olhar

Ilustrador e artista conceitual que trabalhou em diversas produtoras de games, Francis Tsai aprendeu a desenhar com o movimento dos olhos após ser diagnosticado com uma doença grave que impede os seus movimentos. Conheça mais desta impressionante história na sequência.

Francis abrilhantou diversas obras que adoramos com seu talento, entre HQs e games. O cara vivia de desenhar e mandava muito bem nisso.

Tudo ia bem, até ele ser diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica, também chamada de Doença de Charcot (a mesma do gênio da física Stephen Hawking).

É uma doença degenerativa cruel, incurável, que acaba completamente com a capacidade motora do paciente e mata em poucos anos por impedir que os músculos da respiração funcionem. O tratamento para amenizar o sofrimento é muito caro e ninguém sabe ao certo a causa desse mal.

Conheça Francis Tsai, o artista americano que desenha com o olhar

Francis perdeu os movimentos das mãos e aprendeu a desenhar com os pés, mas a doença chegou a um ponto crítico que o incapacitou de fazer aquilo que mais gostava de qualquer jeito.

Perseverante, hoje Francis desenha usando apenas os olhos, através de uma tecnologia que rastreia os movimentos do olhar do usuário e transmite para um software gráfico. Os desenhos do artista estão a venda no seu website, e toda a renda é destinada ao tratamento da sua doença.

Obviamente, ele não contraiu essa doença de tanto jogar videogame ou ficar na frente do PC trabalhando. Mas, por ser um profissional do meio, aproveitamos essa história divulgada pelo site Kotaku para chamar a atenção para um assunto muito importante: nossa saúde como gamers.

Pode parecer uma analogia um pouco forçada, mas esse caso serve para lembrar a nós que estamos bem – e que continuemos sempre assim! – o quanto a nossa saúde é preciosa. E como gamers, sabemos o quanto é fácil esquecer dela enquanto estamos na frente do PC ou de um videogame. Que o digam os familiares de gamers que morreram durante maratonas inconsequentes de games.

Conheça Francis Tsai, o artista americano que desenha com o olhar

Não nos entenda mal, não queremos de forma alguma ditar o que você deve fazer.

Já tem gente demais falando besteira sobre jogos, associando-os a atos doentios e repugnantes. A mídia martela há anos nas nossas cabeças o estereótipo de que todo gamer é obeso, antissocial e neurótico, e o que nós menos precisamos é de mais motivos para culpar os jogos pelos problemas que o próprio mundo contemporâneo criou.

Mesmo assim, que a verdade seja dita: passar horas e horas a fio jogando não faz nenhum bem a nossa saúde, e é ela que nos permite fazer as coisas que mais gostamos.

Está certo, o Francis (foto abaixo, antes do diagnóstico) perdeu todos os movimentos e mesmo assim se superou e consegue desenhar. Mas até quando vai isso? E o sofrimento da família? E as limitações que a falta de saúde está lhe impondo?

Conheça Francis Tsai, o artista americano que desenha com o olhar

É comprovado que permanecer muito tempo jogando causa uma série de problemas. O simples ato de passar muitas horas sentado é prejudicial. A falta de movimentação prejudica a circulação do sangue e a respiração. A postura incorreta causa danos à coluna, e o excesso de movimentos repetitivos pode resultar em uma LER (Lesão por Esforço Repetitivo), um problema sério e que em grande parte dos casos não tem volta.

Então, sem lições de moral, apenas um toque sincero de gamer para gamer: cuide da sua saúde. É perfeitamente possível curtir jogos e manter uma vida saudável e você não precisa (e sinceramente nem deve) virar um modelo de revista de bem estar.

Não importa qual é o seu esporte: futebol, skate, bocha ou corrida de avestruzes. Não importa se você chega do trabalho e curte games só para relaxar ou se você passa o dia inteiro jogando. Não importa o seu peso, se você é tímido ou extrovertido.

Pratique atividades físicas, alimente-se bem e tire um tempo para curtir outras formas de lazer. E durante a jogatina, fique atento à sua posição e lembre-se de fazer pausas para alongar o corpo e “respirar” um pouco.

A mesma regra vale para todos: fora dos games, nós temos uma vida só (não podemos revelar o que vem depois por causa dos spoilers), não há “continue“, nem “retry“. Então vamos aproveitar ela ao máximo e cultivar hábitos saudáveis, ok?

Um ótimo domingo a todos!

(Via: Kotaku)

21 Respostas para “Conheça Francis Tsai, o artista americano que desenha com o olhar”

  • 27 de janeiro de 2013 às 15:41 -

    Raphael Cabrera

  • Foda demais! Excelente post Daniel!

  • 27 de janeiro de 2013 às 13:56 -

    Ricardo Joel Pasta

  • Acompanho Arkade a algum tempo. Leio praticamente tudo que sai aqui e gosto muito do que vejo.
    Sem dúvidas esse foi o melhor post que li desde que comecei a acompanhar.
    Tem uns e outros por aí que estão vivendo somente pra encontrar mais um motivo pra culpar os games por tragédias do nosso cotidiano que na realidade são causadas por diversos outros distúrbios.
    Portanto, não vamos dar margem pra esse tipo de pessoa. Cuidemos da nossa saúde sim.
    Um abraço e mais sucesso!

    • 27 de janeiro de 2013 às 14:24 -

      Leonardo

    • Assino embaixo o que você postou!!
      Também sou um grande fã desse site!

      E vou além… sou fã das pessoas que aqui comentam!! Mesmo que essas pessoas não concordem com meus comentários as vezes, pois sempre ao discordarem, o fazem com educação!!

      Ao contrário do site Game Vicio… que é frequentado e comentado por pessoas repugnantes! Onde sempre saem brigas e ofensas pessoais de fanboys machões pela internet!

      • 27 de janeiro de 2013 às 14:41 -

        Renan do Prado

      • Olha, sobre o Gamevicio, bem, nunca vi um post bom lá kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • 27 de janeiro de 2013 às 22:18 -

        Bruno

      • Considerando o fato de que as notícias são feitas pelo próprio público e não por profissionais entendidos na área, sim a gamevicio é uma bosta.

      • 27 de janeiro de 2013 às 23:37 -

        Henrique Gonçalves

      • Game Vicio nem se fala, o que me deixa mais triste com o site é a forma que ele é visto pelo público em geral, como uma ferramenta confiável de noticias sobre videogames, quando no final o site é um santuário para fanboys e trolls discutindo sobre “noticias” e rumores.

      • 28 de janeiro de 2013 às 23:56 -

        zecarlos

      • game vicio e um forum sobre achismos e boataria …a unica coisa que presta la e baixar traducoes de games…e olhe la

  • 27 de janeiro de 2013 às 14:06 -

    Renan do Prado

  • Excelente texto Daniel!!!! Ficou muito foda!!!!

    Não tem nem o que argumentar, se não nos cuidados, estão indo direto pra uma vida bem ruim, tudo tem seu limite!!!

  • 27 de janeiro de 2013 às 14:40 -

    leandro leon belmont alves

  • um dos post mais foda da Arkade. parabéns Daniel. falou tudo meu caro

  • 27 de janeiro de 2013 às 19:43 -

    Henry Rodriguez

  • Thiago Nabuco Adriel Silva isso lembra alguma coisa pra vocês?

  • 27 de janeiro de 2013 às 18:26 -

    Henrique Gonçalves

  • Este tipo de post que me faz extremamente feliz por participar desta comunidade que Arkade trabalhou tanto para conseguir. Parabéns pelo seu texto Daniel!

  • 27 de janeiro de 2013 às 22:39 -

    Bruno

  • É a pura verdade, não tem o que falar. Eu mesmo nunca cuidei da minha posição enquanto jogava (tanto no PC quanto no videogame) e por isso mesmo eu tinha dores na coluna. Eu tive sorte de que fui no médico logo, porque segundo a doutora eu já estava com início de escoliose. Eu usei um negócio lá, que agora eu esqueci o nome, uma espécie de corda que fica envolta dos ombros e segura a coluna reta na mara, literalmente. Usei isso durante 1 mês, e agora já virou costume ficar (quase ;x) sempre de postura correta.
    Parabéns pelo post, ficou muito bacana cara.

    • 27 de janeiro de 2013 às 23:57 -

      zecarlos

    • meu nao ..sei a idade de muitos vcs(ta sou veio mesmo ehhehe) mas lembro que o lance de postura agente era obrigado a manter correta na escola ja no prezinho hehehe…serio era obrigacao se sentar de forma extremaente correta na sala de aula ,hoje em dia acho que nem existe mais isso ehhehe..como desenho muito,seja no pc ou papel,a postura correta ao ficar sentado ja vem comigo desde crianca,mas mesmo assim a lombar as vezes da uma reclamada devido mas….devido quantidade de horas hehehe

      • 28 de janeiro de 2013 às 12:36 -

        Bruno

      • Eu tenho 17 agora, tinha 14 quando me tratei. E durante toda a época de escola eu não tive 1 professor que corrigia a postura dos alunos. Só no fundamental tinha uma inspetora que enchia o saco por causa disso, mas ela tocava o pau por qualquer coisinha, então nem considera.

      • 28 de janeiro de 2013 às 23:59 -

        zecarlos

      • na minah epoca lembro que correcao de postura foi do pre…ate a segunda serie…vinha a inspetora ver se tava todo mundo certo e passava entras carteiras corrigindo quem estava errado…a professora tmbm fazia o mesmo,mas com menos rigides…e era escola publica….nossa e estranho comparar essas coisas pelo menos pra mim heheh

  • 27 de janeiro de 2013 às 22:49 -

    Diana

  • Não tem nem o que acrescentar. Quero ser uma avó gamer xD. A dica também vale para o trabalho, levante-se, ande, movimente-se, ainda que suas atividades não demandem diretamente isso.
    Inspiradora a determinação desse cara. Nasceu para desenhar.

    • 27 de janeiro de 2013 às 23:49 -

      zecarlos

    • pow o cara e foda…assim como muitos outros que atravessaram problemas que na opiniao publica poderia ser impossivel….mais uma prova de que o impossivel nao existe

  • 27 de janeiro de 2013 às 23:47 -

    zecarlos

  • otima materia…putz curto muito o trampo dele,mas nao sabia disso que tin ha rolado….bom o que eu acho?…1- TUDO EM EXCESSO FAZ MAL,seja rezar dimais,torcer pro seu time alem da conta, beber agua dimais e comer gordura de menos tmbm…o que as pessoas precisam enfiar na cabeca e que ,o mundo e tudo que nos cerca so existem por haver equilibrio…eu confessoq ue estou bem longe desse equilibrio,e pode parecer estranho mas,trabalho com desenho e nao exergo direito,quer dizer,pelo menos 7 anos da minha carreira foram formadas com minha visao beirando os 20%…praticamente cego hehehe,hoje deposi de umas cirurgias ja enxergo usn 70%,que e ruim ams e melhor que antes hehehe,um pouco disse foi do excesso de trabalho,pc dimais que tmbm e meu meio de diversao nas horas vagas….no inicio eu ate consegui manter o que os medicos me receitaram mas as exigencias foram aumentando e cuidar da saude ficou muito em terceiro plano ehhehe…entao fica adica se vc tem o luxo de poder cuidar de sua saude,cuide,faca tudo de forma moderada e equilibrada…pois dependendo da area de atuacao,nao existem esses previlegios

  • 28 de janeiro de 2013 às 13:09 -

    Kubrick Stare Nun

  • Essas doenças que tranformam as pessoas em vegetais são as piores que existem, prefiro qualquer outra praga em alternativa a essa daí. Não é atoa que admiramos tanto caras como essa artista aí e o Stephen Hawking; é muito dificil continuar praticando sua arte quando aflito por uma desgraça dessa.

  • 28 de janeiro de 2013 às 23:47 -

    Marcelo Domingues

  • É incrível…..
    superação e amor em fazer algo que gosta

  • 29 de janeiro de 2013 às 00:41 -

    Leonardo Felipe

  • Texto muito bom!!! Enquanto os outros nos lembra das nossas varias e possiveis vidas nos games, esse nos lembra da nossa unica chance nesse jogão importante chamado vida!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *