EVO Online é cancelada após acusações de assédio sexual contra o co-criador do evento

3 de julho de 2020
EVO Online é cancelada após acusações de assédio sexual contra o co-criador do evento

Em maio, a EVO anunciou o cancelamento de seu evento tradicional para o público aberto em virtude a pandemia do COVID-19, anunciando que realizaria um evento online no lugar, mantendo seus torneios de luta. Porém, agora a EVO Online foi oficialmente cancelada, por denúncias de assédio sexual contra seu co-criador, Joey Cuellar.

Vários participantes da EVO recentemente expuseram vários casos de assédio que sofreram de Joey. Tanto jogadores como pessoas que visitaram o evento. Várias dessas pessoas contando histórias de quando ainda eram menores de idade.

Com tudo isso, a organização da EVO agiu de imediato, afastando Cuellar de sua posição de CEO e prometendo conduzir uma investigação via terceiros para averiguar o caso. A história tornou-se pública ontem, 2 de julho, no período da manhã. E seguindo a exposição, várias pessoas e organizações envolvidas com o evento anunciaram que não mais participariam da EVO Online em virtude do caso.

Entre aqueles que anunciaram seu distanciamento, está o jogador profissional SonicFox, além de vários outros jogadores, narradores e outras pessoas envolvidas com a EVO de alguma forma.

E não apenas ele, como a Capcom, Netherrealm e Bandai Namco anunciaram que não participariam mais do evento em respeito as vítimas. Confira abaixo as declarações feitas pelas três empresas via Twitter:

Capcom: Em virtude das recentes acusação de má conduta feitas contra o organizador da Evo, Joey Cuellar, a Capcom não irá mais participar da EVO 2020. Em respeito àqueles afetados e a presente investigação, nós sentimos que esse era o curso de ação apropriado. Pedimos desculpas aos jogadores e fãs que estavam ansiosos pelos torneios.”

Netherrealm: “Somos solidários com aqueles que se manifestaram contra os abusos. Nós retiraremos MK11 da EVO Online.”

Bandai Namco: “A Bandai Namco Entertainment America Inc. decidiu encerrar nossa participação na EVO 2020 em resposta as recentes alegações de abusos. Nos solidarizamos com os indivíduos que se manifestaram contra os abusos dentro da comunidade de games de luta e agradecemos nossos fãs pelo apoio contínuo.”

Com tantas partes importantes para abandonando a EVO, sua organização decidiu cancelar em definitivo a edição de 2020. Publicando uma declaração sobre a posição do evento e as ações tomadas em resposta as denúncias de assédio conta Joey Cuellar:

“Pelas últimas 24 horas, em resposta a sérias alegações recentemente tornadas públicas no Twitter, nós tomamos a primeira de uma série de importantes decisões em relação ao futuro de nossa companhia. De efeito imediato, Joey Cuellar não estará mais envolvido com a Evo de nenhuma forma. Atualmente estamos trabalhando em sua completa separação da companhia e o removemos de todas as suas responsabilidades.

Seguindo adiante, Tony Cannon atuará como CEO; nessa posição, ele assumirá um papel de liderança ao priorizar a grande responsabilidade de toda EVO, tanto internamente como em nossos eventos.

O progresso não acontece da noite para o dia, ou sem a bravura daqueles que se manifestam contra a má conduta e a injustiça. Estamos chocados e entristecidos por esses eventos, mas estamos ouvindo e comprometidos em fazer todas as mudanças necessárias para tornar a Evo um modelo melhor para a cultura mais forte e mais segura que todos buscamos. Como resultado, nós cancelaremos a Evo Online e trabalharemos para oferecer reembolsos para todos os jogadores que decidiram comprar uma insignia. Nós doaremos o equivalente dos lucros para a Project HOPE, como prometido.”

A participação da EVO online seria gratuita, mas aqueles que contribuíssem com 25 dólares ganhariam uma insígnia comemorativa. Esse dinheiro estava destinado para doação para a Project HOPE, e mesmo com os reembolsos, todo o valor originalmente arrecadado será doado como prometido.

Após todos esses eventos, Joey Cuellar postou um pedido de desculpas em sua conta no Twitter, que diz (tradução livre): “Perdão. Eu nunca quis machucar ninguém. Eu era jovem e imprudente e fiz coisas que eu não me orgulho. Eu tenho crescido e amadurecido pelos últimos 20 anos, mas isso não é desculpa para nada. Tudo o que eu tenho tentado fazer é me tornar uma pessoa melhor. Novamente, peço perdão.”

Com isso, a EVO 2020 está oficialmente cancelada. Sua organização está comprometida em corrigir essa terrível situação e melhorar. E que assim seja. Agora, está nas mãos de sua organização e de seus envolvidos para tocar o evento no futuro, da maneira mais correta e respeitosa possível.

(Via: PC Gamer)

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *