F1 2023: Verstappen vence um caótico GP da Austrália, com pódio de campeões

2 de abril de 2023
F1 2023: Verstappen vence um caótico GP da Austrália, com pódio de campeões

Se as duas primeiras corridas do ano foram “tranquilas”, o GP da Austrália trouxe todo o caos que a categoria pode oferecer. Verstappen foi um dos “sobreviventes” e ganhou mais uma, enquanto a Mercedes viu Lewis Hamilton voltar ao pódio, chegando em segundo. E Alonso, mais uma vez, chegou entre os três primeiros, fechando um pódio apenas com campeões mundiais.

O caos australiano veio com cinco paralisações, três bandeiras vermelhas e quatro relargadas. Oito dos 20 pilotos não terminaram a prova e a penúltima prova garantiu uma batida generalizada. Charles Leclerc, Alexander Albon, George Russell, Kevin Magnussen, Pierre Gasly, Esteban Ocon, Logan Sargeant e Nyck de Vries foram as vítimas do caos, o que rendeu até pontos por parte da McLaren, que está em uma temporada abaixo do esperado.

A confusão foi tão grande que os dois últimos procedimentos de relargada estão sob investigação. A corrida durou mais de duas horas e meia, o que rendeu uma boa madrugada para quem ficou acordado acompanhando. As bandeiras vermelhas aconteceram na volta 10, na volta 57 e a terceira acompanhou a segunda relargada.

A corrida já começou quente, com Verstappen perdendo duas posições para as Mercedes logo no começo. E também no começo, já tivemos o primeiro acidente, com Leclerc se envolvendo em um acidente com Stroll e deixando a Ferrari ainda mais distante dos objetivos da temporada. Na sétima volta, foi a vez de Albon bater sua Williams e, após três voltas de Safety-Car, a bandeira vermelha ter sido acionada, para limpeza da pista.

Na relargada, Verstappen retomou a ponta, com Russell vendo o motor da sua Mercedes pegar fogo na volta 18 e também abandonando a corrida. Já perto do fim, o caos começou quando faltando cinco voltas, Magnussen ficou sem um pneu, após encostar no muro, o que rendeu nova bandeira vermelha. A pista foi limpa e, na relargada, mais um acidente, com as duas Alpines, mais a Alpha Tauri de Nyck de Vries e a Williams de Logan Sargeant se envolvendo em um acidente que rendeu a terceira bandeira vermelha.

Com isso, a organização da prova decidiu algo diferente: uma última largada com os carros nas mesmas posições do terceiro recomeço, porém com os carros em movimento. Verstappen, bem longe deste caos, venceu e já soma 69 pontos no campeonato. Sergio Perez, que largou em último e chegou em quinto em prova de recuperação, agora soma 54 pontos, seguido por Alonso, que vem fazendo uma temporada consistente, e obteve 45 pontos.

Com a vitória, Verstappen chega a 69 pontos no campeonato mundial de pilotos e abre vantagem para o companheiro Sergio Perez, que tem 54. Fernando Alonso, da Aston Martin, é o terceiro, com 45, enquanto Lewis Hamilton, da Mercedes, tem 38.

A classificação final ficou assim, com os dez primeiros colocados (e sobreviventes) da corrida:

A Fórmula 1 volta em 30 de abril, com o Grande Prêmio do Azerbaijão.

Uma resposta para “F1 2023: Verstappen vence um caótico GP da Austrália, com pódio de campeões”

  • 2 de abril de 2023 às 23:12 -

    Helinux

  • Assisti no repeteco dessa manhã de domingo, prefiro dormir bem a perder um domingo dormindo o dia inteiro!!!! O mal dessas corridas de madrugada mesmo são esses safety car, parece que eu estava prevendo…já que na corrida sprint da F2 já estava dando uma idéia de como seria a F1, valeu!!!!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *