Fórmula 1 – A Red Bull sobra de novo no Japão, com Ferrari sendo a “melhor do resto”

7 de abril de 2024
Fórmula 1 - A Red Bull sobra de novo no Japão, com Ferrari sendo a "melhor do resto"

A Red Bull segue dominante na Fórmula 1. Com a Austrália como exceção, nas três corridas de 2024 da Fórmula 1 que contaram com Max Verstappen e Sergio Pérez, a Red Bull assegurou com facilidade suas dobradinhas. E o GP do Japão, em Suzuka, viu não só a RB20 dominando seu traçado “old-school”, como também testemunhou a 57ª vitória de Verstappen na categoria.

Em uma corrida que caminhou para a tranquilidade, um acidente logo após a largada entre Daniel Ricciardo e Alexander Albon mexeu um pouco com a corrida em Suzuka, transformando-a em um jogo de xadrez para escolher o melhor pneu para tentar o “prêmio” de terceiro lugar, o único que a Red Bull permitiu, já que ela confirmou sua supremacia no técnico circuito japonês e administrou a dobradinha até a bandeirada.

Não que Verstappen e Pérez tenham ficado ociosos na prova. Mas em termos de diferença de tempo em relação aos outros competidores, foi um passeio como no ano anterior. Mesmo tendo que ganhar algumas posições após as paradas, a superioridade do RB20 não permitiu contratempos.

Assim, coube à Ferrari, McLaren, Mercedes e Aston Martin tentarem o prêmio de “melhor do resto”. Do lado dos italianos, o bom ritmo de corrida visto nos treinos se confirmou, com Charles Leclerc reagindo e Carlos Sainz mantendo uma performance consistente, sendo premiado com o terceiro lugar. A Mercedes, por outro lado, tentou uma tática de parada única ao colocar George Russell e Lewis Hamilton, mas o alto desgaste dos pneus frustrou os planos da equipe.

A McLaren também entrou na briga graças ao terceiro lugar de Lando Norris no grid de largada, mas no ritmo de corrida se mostrou inferior à Ferrari, que mais uma vez mostrou ser a segunda força isolada da temporada ao colocar um espanhol no pódio.

Leclerc cruzou a linha de chegada em um bom quarto lugar, com Norris em quinto. Fernando Alonso levou a Aston Martin ao sexto posto, à frente de Russell e Oscar Piastri. Hamilton e Yuki Tsunoda completaram o top-10. Ricciardo, sob pressão, abandonou logo na primeira volta, com Albon, após um acidente. Sargeant, também pressionado, foi o último entre os carros que terminaram a prova.

E as Alpines seguem em queda livre. Gasly, que não espera maiores reações nos próximos meses, foi o décimo sexto, com Ocon à sua frente, em décimo quinto. Se lá na frente, o domínio da Red Bull é esperado, na parte de trás o time francês segue decepcionando em 2024. E muito.

Resultado do GP do Japão de F1

1) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
2) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
3) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
4) Charles Leclerc (Ferrari)
5) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
6) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
7) George Russell (Mercedes)
8) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
9) Lewis Hamilton (Mercedes)
10) Yuki Tsunoda (RB/Honda RBPT)

11) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
12) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
13) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
14) Valtteri Bottas (Sauber/Ferrari)
15) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
16) Pierre Gasly (Alpine/Renault)
17) Logan Sargeant (Williams/Mercedes)
OUT) Zhou Guanyu (Sauber/Ferrari)
OUT) Daniel Ricciardo (RB/Honda RBPT)
OUT) Alexander Albon (Williams/Mercedes)

E após a corrida, Verstappen disparou na liderança, com 77 pontos. Oliver Bearman, que substituiu Sainz na Arábia Saudita, ainda é o décimo segundo na classificação geral, com 6 pontos. Ele está na frente dos dois pilotos da Haas, e na frente dos pilotos da Williams, Sauber/Stake, Ricciardo da Visa RB e da dupla da Alpine, que ainda não pontuaram em 2024.

1) Max Verstappen, 77 pontos
2) Sergio Pérez, 64  
3) Charles Leclerc, 59  

4) Carlos Sainz Jr., 55  
5) Lando Norris, 37  
6) Oscar Piastri, 32  
7) George Russell, 24  
8) Fernando Alonso, 24  
9) Lewis Hamilton, 10  
10) Lance Stroll, 9  
11) Yuki Tsunoda, 7  
12) Oliver Bearman, 6  

A Fórmula 1 retorna daqui a duas semanas, entre os dias 19 e 21 de abril, para o GP da China, marcando o retorno da etapa ao calendário pós-pandemia.

Aproveite e escolha a miniatura da sua equipe favorita da Fórmula 1 com um preço especial, lá no AliExpress.

Confira nossas notícias diretamente no Telegram

E conheça nosso servidor no Discord

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *