Testamos: Jogando mais longe com o repetidor DAP-1520 da DLink

10 de setembro de 2015

Testamos: Jogando mais longe com o repetidor DAP-1520 da DLink

 

Que tal levar seu computador ou console para o quintal e jogar enquanto toma um sol? Pois foi isso o que fizemos com o Dlink DAP-1520, de quinta geração, que testamos. 

Quando a gente fala de jogatina online, o que vai vir na sua mente em primeiro lugar são quartos fechados, com luz nula (com exceção da tela do computador) e falta de ar. Muitos podem dizer que é culpa da conexão, que não permite que você vá até uma área mais clara, porém para finalizar com esta conversa, hoje temos os repetidores de sinal.

Os repetidores têm se tornado cada vez mais populares, graças a seus preços acessíveis e praticidade de uso. E junto com isso, também existe repetidores com a tecnologia 11AC, que leva para “a rua” o mesmo sinal de qualidade de um roteador que usufrui da mesma tecnologia.

Discreto e prático, mas não tanto

Testamos: Jogando mais longe com o repetidor DAP-1520 da DLink

O design do DAP-1520 é bem discreto e prático, encaixando em todos os ambientes. Apenas uma pequena luz que não é tão forte mostra o status do dispositivo, podendo conferir desta maneira simples se o aparelho está ou não conectado à internet.

Porém a configuração é um tanto confusa. Mesmo sendo simples de cadastrar o aparelho no roteador principal, incluindo o modo WPS aonde com um apertar de botão tudo é configurado, sofremos um pouco com as “redes a mais” que aparecem após a configuração. Ao invés de contar com uma rede apenas (ou no caso, duas, pois lidamos com as redes de 2.4GHz e a de 5GHz), temos duas disponíveis: a do roteador e a do repetidor, atrapalhando um pouco quem usa dispositivos pela casa (ou escritório) toda.

Na prática

Porém na prática, o aparelho mostra o desempenho do DIR-868L, o mesmo roteador que avaliamos em outra oportunidade e retorna para apoiar o teste com o repetidor. O desempenho que apuramos, especificamente na rede de 5GHz, foi semelhante ao roteador, com rapidez nos acessos, estabilidade nas tarefas e ótimo desempenho.

Porém, como o roteador, o aparelho esbarra no preço. O custo para manter a atual geração de WiFi no seu computador é alto, e o valor aproximado de R$250 ainda pode assustar muitas pessoas, pelo mesmo motivo do roteador: para a maioria das pessoas, repetidores comuns á venda em lojas especializadas saem por cerca de R$80. Entendemos que as tecnologias são bem diferentes, porém algo mais acessível para uma tecnologia que conta com concorrência de próprias tecnologias poderiam chegar ao mercado com um preço mais acessível.

Mas nada disso tira o valor do dispositivo, que é outro sinal da mesma tecnologia de WiFi que logo estará disponível para vários interessados. E graças aos repetidores, vai dar pra curtir uma jogatina tomando um belo banho de sol, que tal?

 

 

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *