Lembra da disputa Epic x Apple? Pois ela teve algumas atualizações, e Fortnite segue longe do iPhone.

26 de abril de 2023
Lembra da disputa Epic x Apple? Pois ela teve algumas atualizações, e Fortnite segue longe do iPhone.

Lá em 2020, ainda durante os dias de lockdown, a Epic Games entrou na Justiça contra a Apple, após a dona do iPhone remover a sua conta de produtora da App Store, o que resultou na remoção do Fortnite do iOS. A Apple reclamou que a Epic introduziu meios de pagamentos que “driblavam” a App Store, enquanto a Epic reclamou que a Apple cobrava taxas abusivas em todas as transações do game.

Desde então, as companhias travam disputas nos tribunais. Em 2021, uma juíza na Califórnia entendeu que a Epic não conseguiu provar o alegado monopólio da Apple para com as leis da concorrência, negando 9 de suas 10 queixas. A única queixa que foi aceita pela meritíssima foi a de que a Apple não pode bloquear as produtoras de colocarem em seus aplicativos links para métodos alternativos de pagamentos.

Assim, a Apple recorreu desta medida, por entender que a sua App Store é o único local onde os pagamentos devem ser realizados, e a Epic também recorreu das outras nove queixas recusadas. O tribunal manteve tudo como já estava antes, ou seja, 9×1 para a Apple, mas acrescentou que a Epic deverá pagar as despesas legais para a Apple.

A Apple comemorou a decisão de manter as nove recusas, ao entender que “pela segunda vez em dois anos, o tribunal federal decretou que a Apple cumpre as leis da concorrência a nível estatal e federal.” No entanto, ela ainda discorda da única vitória da Epic no tribunal, e está estudando como proceder para recorrer mais uma vez desta decisão.

Isso significa que, por enquanto, Fortnite ainda segue fora dos dispositivos iOS. Quem tinha o game instalado em um iPhone ou iPad ainda consegue jogar, mas com severas restrições. Entretanto, a Apple terá que permitir que aplicativos possam ser baixados de outros lugares além da sua App Store, para atender uma lei da União Europeia.

O que significa que a Epic Games poderá fazer com o ecossistema da Apple o mesmo que já pratica no mundo Android: manter o seu próprio launcher, e levar os seus jogadores para efetuarem suas compras dentro de seus próprios recursos.

Já que não dá pra jogar Fortnite no iPhone, então o negócio é ir para o Android. E o POCO X5 Pro é uma opção de ótima qualidade para quem quer curtir este e outros games de celular.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *