Mais desenvolvedores anunciam sua partida da produtora de Uncharted e The Last of Us

25 de abril de 2014

Mais desenvolvedores anunciam sua partida da produtora de Uncharted e The Last of Us

Recentemente, um dos diretores da produtora de The Last of Us anunciou sua saída para trabalhar com o estúdio que criou o jogo independente Unfinished Swan, sendo o quarto componente importante do estúdio a partir em um breve período, o que levanta a questão: O que está acontecendo com a Naughty Dog?

Um dos maiores jogos lançados no ano passado foi The Last of Us, exclusivo para PS3 recebido com imenso sucesso por críticos e fãs em geral que bateu de de frente com outros grandes hits de 2013, como Grand Theft Auto V e Bioshock Infinite, além de fazer parte dos melhores jogos lançados no final da geração passada.

Porém, alguma coisa está acontecendo na Naughty Dog e o número de produtores envolvidos em vários projetos, incluindo o próximo Uncharted, está diminuindo cada vez mais. Criando um certo nível de preocupação entre os seguidores mais ávidos.

Tudo começou no início deste ano, mais precisamente durante o mês de março, quando a escritora Amy Hennig anunciou sua saída da Naughty Dog. Na época ela estava trabalhando no futuro jogo da série Uncharted e vários boatos começaram a pipocar dizendo que ela foi forçada a sair pelos criadores de The Last of Us, Neil Druckmann e Bruce Straley, pela mudança de tom e direção que o novo Uncharted estava tomando.

Mais desenvolvedores anunciam sua partida da produtora de Uncharted e The Last of Us

Lembrando que Amy trabalhou na Naughty Dog por um bom tempo, desde a época de Jax and Dexter, além de ter desenvolvido a história dos três jogos principais da série Uncharted. Ela era uma pessoa de alto calibre na produtora.

A situação esquentou e os presidentes da Naughty Dog esclareceram que ninguém estava envolvido com a saída de Amy, sendo que somente eles são responsáveis em situações envolvendo a saída de alguém do estúdio. Algumas semanas depois de deixar o estúdio,  Amy Hennig anunciou que seria contratada pela EA Games para trabalhar com a Visceral Games em um novo projeto não anunciado de Star Wars.

A segunda pessoa que decidiu partir foi o diretor do próximo Uncharted, Justin Richmond, em uma situação muito mais simples do que no caso da Amy, já que Justin revelou que iria trabalhar para a Riot Games, produtora do MOBA League of Legends – ele não deixou espaço para que rumores surgissem após sua partida.

Justin Richmond trabalhava na Naughty Dog desde 2008. Ele supervisionou a porção de multiplayer de Uncharted 2: Among Thieves e atuou como diretor em Uncharted 3: Drake’s Deception. A Sony assegurou que a saída de Amy e Justin não iria afetar a produção do próximo Uncharted.

Mas outro personagem importante da série de Uncharted também deixou a produtora recentemente: o escritor e ator Todd Stashwick, a voz do personagem que está falando neste mesmo teaser que vocês podem ver logo acima.

De acordo a ele, a Naughty Dog decidiu trocar a voz de seu personagem e simplesmente tira-lo do joprojeto. Neste momento ele não está mais na Naughty Dog, tendo agora um emprego como co-escritor na Visceral Games – no mesmo projeto de Star Wars que Amy Hennig está atuando como diretora.

Como se não bastasse, ainda mais um desenvolvedor decidiu sair nestes últimos dias, desta vez o diretor de arte Nate Wells, que anunciou sua partida da Naughty Dog para trabalhar com o estúdio independente Giant Sparrow, criador do jogo indie Unfinished Swan (lançado em 2012 para o PS3).

Neste momento, a Giant Sparrow tem um contrato assinado com a Sony para produzir três jogos exclusivos, similar ao contrato que a Thatgamecompany assinou para criar FlOw, Flower e Journey para o PlayStation 3. No caso da Giant Sparrow, Unfinished Swan já foi lançado e agora faltam dois jogos para os consoles da Sony.

Mais desenvolvedores anunciam sua partida da produtora de Uncharted e The Last of Us

Nate Wells se torna a quarta pessoa importante no desenvolvimento de jogos que decidiu sair da Naughty Dog em uma janela de apenas dois meses. O curto período de tempo e o alto calibre de cada um desses desenvolvedores deixam muitos fãs confusos e preocupados sobre o que realmente está acontecendo com a Naughty Dog – e por tabela a Sony.

Será que tudo foi uma simples coincidência ou os problemas internos após o sucesso de The Last of Us acabaram aumentando a ponto deles estarem cansados de trabalhar lá; ou talvez após a despedida de Amy Hennig outros desenvolvedores viram a situação como uma oportunidade de cair fora o quanto antes?

E temos a maior preocupação: será que estas mudanças irão afetar diretamente o desenvolvimento de futuros jogos da Naughty Dog, como o já anunciado Uncharted, o próximo The Last of Us, ou qualquer novo jogo que eles estejam produzindo neste momento?

Mais desenvolvedores anunciam sua partida da produtora de Uncharted e The Last of Us

Infelizmente não será possível descobrir o que anda acontecendo pela própria fonte: hoje em dia as empresas em nossa indústria preferem ficar caladas quando algum tipo de ameaça acaba sendo exposta em fóruns ou sites de noticias, e o maior problema disso é que nos resta somente acreditar nas poucas informações que recebemos por elas, além de especular se tudo não passa de uma coincidência ou se o buraco é realmente mais embaixo.

O que vocês acham? Todo este pessoal indo embora é somente uma mudança saudável para o estúdio e nós estamos sendo paranoicos demais por acharmos que tudo irá terminar em pouco tempo, ou existe um motivo real para que os fãs fiquem preocupados com o futuro da Naughty Dog e seus produtos intelectuais? Responda nos comentários!

(Via: IGN, CVG, Gamespot, Destructoid)

10 Respostas para “Mais desenvolvedores anunciam sua partida da produtora de Uncharted e The Last of Us”

  • 25 de abril de 2014 às 16:43 -

    Renan Venturini Silva

  • É preocupante sim, mas nós devemos dar um voto de confiança a ND e a Sony e aguardar a E3.

  • 25 de abril de 2014 às 16:53 -

    Dez

  • … esta tudo muito confuso… espero que não afete Uncharted…

  • 25 de abril de 2014 às 19:01 -

    Onigumo

  • Eu aposto que a saida dos 4 nao e diferente do quadro que tantos outros envolvidos no mundo dos jogos estao fazendo, os engravatados so sabem pensar em dinheiro, mas para um artista as coisas nao sao bem assim, aposto que eles sairam pq o uncharted novo devia estar uma merda capitalizada e se foi isso mesmo eu apoio todos eles.

  • 25 de abril de 2014 às 20:34 -

    Renan do Prado

  • Fico muito preocupado com isso, a Naughty Dog é pra mim uma das se não a melhor produtora da atualidade, torço muito pra que essas saídas não prejudiquem a produtora, mas não sei o que pensar sobre essas saídas….

  • 25 de abril de 2014 às 22:43 -

    Marcelino Amorim Bezerra Junior

  • Preocupante no sentido de que a saída destes profissionais possa influenciar na qualidade dos próximos títulos da produtora.

  • 26 de abril de 2014 às 13:45 -

    Guilherme Carter

  • Tayrone Silva

  • 26 de abril de 2014 às 15:45 -

    Junior Herac

  • So lembro de Crash

  • 26 de abril de 2014 às 16:46 -

    Aelurio Turambar

  • São profissionais que trabalharam no melhor jogo do ano passado e logicamente estão sendo assediados para trabalharem em outros estudios, nada demais nisso, na verdade, se voces olharem para as outras produtoras isso vive acontecendo. =p

  • 26 de abril de 2014 às 22:45 -

    Tayrone Silva

  • isso ai e do Crash Bandicoot]

  • 26 de abril de 2014 às 23:46 -

    Bruno Fortunato

  • Acredito que a equipe é muito importante na criação de um game, mas tenho certeza que a empresa está preparada para essas eventualidades, sem deixar que a qualidade dos seus jogos sejam influenciada. E que venha sangue novo

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *