Melhores do Ano Arkade 2019: Gears 5

25 de dezembro de 2019
Autor: Fernando Floriano
Melhores do Ano Arkade 2019: Gears 5

Minha experiência com Gears of War é limitada: joguei apenas a versão Ultimate Edition do primeiro jogo, apesar de sempre nutrir uma certa simpatia pela franquia. O fato de Gears 5, desenvolvido pela The Coalition, estar disponível em seu lançamento no Game Pass me possibilitou jogá-lo e tive uma grata surpresa com o título.

O próprio jogo entende que é difícil começar uma franquia grande por seu último jogo, então, há um resumo de tudo que aconteceu até o momento e isso proporciona um entendimento maior sobre o que é Gears of War.

É óbvio que o envolvimento com os personagens inexiste por meio desse tipo de experiência, mas o status quo do mundo é compreendido e o jogador fica apto para ingressar na jornada de Kait Diaz, personagem introduzida em Gears of War 4 e que agora assume o protagonismo da história.

Melhores do Ano Arkade 2019: Gears 5

O que mais gostei no jogo é que ele é uma aventura grandiosa e que envolve a salvação da humanidade, mas na mesma medida é uma aventura despretensiosa que evoca os sentimentos mais básicos no ato de jogar videogame. Tudo que acontece é imponente e igualmente desimportante, apesar do contexto de urgência que a obra tenta transmitir.

A campanha é um pouco mais ambiciosa em termos de estrutura de mundo e possibilita a exploração de uma forma mais orgânica, com áreas mais abertas e até a introdução de breves sidequests que fazem um contraponto às clássicas cenas de ação e às já conhecidas arenas. Kait e Del, os personagens que mais acompanhamos durante a jornada, são bem carismáticos e conseguem segurar o jogo como um todo, porém, Marcus Fenix e JD também aparecem bastante e não deixam seus fãs órfãos.

Melhores do Ano Arkade 2019: Gears 5

O ato de atirar em Gears 5 segue sendo competente, e há uma variedade enorme de armas, assim como é ótimo o design das arenas onde acontecem as batalhas.

A questão técnica é a parte mais impressionante desse jogo. Joguei no Xbox One normal e nunca tive nenhum tipo de engasgo, texturas que aparecem do nada, entre outros problemas técnicos, e isso denota o cuidado da Microsoft com seus títulos nota do editor: no Xbox One X, o uso do HDR torna o visual como um todo ainda mais incrível).

Achei a história fraca, pois, ela termina da mesma maneira que começa. Não tive a sensação de que nossas ações mudam as coisas ou sequer avançam significativamente a história desta “nova” trilogia. Meio compreensível, pois este jogo é o “meio” de uma narrativa maior… mas ainda assim meio decepcionante, se analisado como experiência individual.

Melhores do Ano Arkade 2019: Gears 5

Apesar disso, tenho curiosidade em saber qual caminho Gears 6 vai trilhar porque, apesar de algumas coisas me desagradarem, nunca me senti entediado enquanto jogava e tive bons momentos com aquele mundo e seus personagens.

Leia aqui nossa análise completa de Gears 5 (assinada por alguém que jogou a série toda). O jogo está disponível para Xbox One e PC, e pode ser jogado através do Game Pass, serviço exclusivo da Microsoft.

Uma resposta para “Melhores do Ano Arkade 2019: Gears 5”

  • 25 de dezembro de 2019 às 21:28 -

    Helinux

  • Muito bom!!!! valeu

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *