Pela primeira vez em 36 anos, discos de vinil vendem mais do que CDs nos EUA

13 de março de 2023

Apesar de estarmos na “era do streaming”, os discos de vinil conseguiram se reafirmar no universo da música, fazendo com que muitos artistas lancem álbuns neste formato, e com que muitas pessoas comprem o material físico. E este crescimento trouxe uma situação interessante. Pois, de acordo com a RIAA, as vendas de LPs nos EUA superaram a de CDs pela primeira vez em 36 anos.

A Associação da Indústria Fonográfica dos EUA (RIAA), afirmou que 41 milhões de discos foram vendidos em 2022, contra 33 milhões de CDs. É uma situação curiosa pois, com a chegada do CD, pensava-se que o disco compacto, mais prático e mais versátil, “mataria” o vinil. No Brasil, por exemplo, os primeiros CDs chegaram em 1987, e foram conquistando mais espaço, ano após ano, em um “reinado” que durou até a ascensão do MP3 e, consequentemente, dos serviços por streaming.

Enquanto isso, os discos de vinil continuaram sendo fabricados, e uma comunidade continuou preferindo consumir música nos “bolachões”. Fazendo com o que era considerado “retrô” se tornasse algo atual e “moderno”, com lançamentos como o Midnights da Taylor Switft vendendo mais de 68 mil cópias no ano passado.

Mitch Glaxier, CEO da RIAA, afirmou que o vinil voltou a “confirmar seu papel como elemento do mercado musical moderno”. Apesar disso, o streaming ainda segue dominante no universo musical, representando 84% da receita da indústria fonográfica. Mas percebe-se que o mercado de discos de vinil se consolidou, garantindo uma base fiel de consumidores e se tornando sustentável, algo considerado impensável em meados dos anos 90 ou nos anos 2000.

Os amantes da música claramente não se cansam do som de alta qualidade e da conexão tangível com os artistas que o vinil oferece e as gravadoras atenderam a essa demanda com um fluxo constante de exclusividades, reedições especiais e embalagens e discos lindamente elaborados.

E, cada vez mais, os discos de vinil comercializados não são apenas de discos antigos, ou de relançamentos de clássicos. Além da já citada Taylor, o Twenty One Pilots também lançou uma edição de 10 anos de seu álbum Vessel, com músicas novas e fotografias exclusivas. E o Linkin Park lançou uma versão comemorativa dos 20 anos de Meteora em um kit especial com quatro LPs, incluindo o álbum original, o comemorativo, e dois discos ao vivo.

Uma resposta para “Pela primeira vez em 36 anos, discos de vinil vendem mais do que CDs nos EUA”

  • 13 de março de 2023 às 21:04 -

    Helinux

  • Já tive muitos vinis, com o tempo precisei vender alguns discos do Maiden porque eu precisava de dinheiro!!!! Pegar o Vinil, ver a capa do disco, ver as fotos e letras…isso equivale ao Cd e a fita cassete de antigamente que ainda tenho, seria mais ou menos a mesma sensação de quando vc ligava o Super Nintendo, tirava da caixa e via o console ali ligado a sua frente…cara tanto jogar video game e ouvir música existia sim essa particularidade do momento preliminar e não essa coisa de hoje tudo na nuvem, fala sério!!!! Gosto de equalizar as minhas músicas e limpar o Vinil antes de colocar na vítrola…sim, existe todo o Um ritual para ligar video game das antigas e ouvir uma boa música!!!! A verdade é que sim, existia todo um ritual para fazer determinadas coisas e hoje tudo isso foi tirado por causa da Internet que busca apenas um som limpo, alto e sem encartes e cheiro do produto!!!! Saudades de antigamente, valeu!!!!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *