Primeiras Impressões – Project Colonies: MARS 2120 é um metroidvania com potencial

9 de novembro de 2022
Primeiras Impressões - Project Colonies: MARS 2120 é um metroidvania com potencial

Anunciado inicialmente na Brasil Game Show 2022 pela QUByte, que chegou a conversar com a gente sobre o projeto, Project Colonies: MARS 2120 foi lançado em acesso antecipado pela Steam. Com lançamento completo previsto para o início de 2023, tivemos a oportunidade em primeira mão de testar o game e trouxemos para vocês nossas impressões e experiências com a aventura.

Project Colonies: MARS 2120 é um jogo de ação no estilo metroidvania com um visual bem competente, dublagem em português brasileiro e mecânicas de combate muito fluidas e gratificantes. O jogo em seu acesso antecipado possui ainda algumas questões relacionadas a balanceamento de inimigos das quais falaremos aqui, mas o resultado final pode ser um game muito competente e divertido de se explorar.

Primeiras Impressões - Project Colonies: MARS 2120 é um metroidvania com potencial

A colônia de Marte

O jogo começa sem muita enrolação, com um vídeo mostrando nossa protagonista, a tenente-coronel Anna “Charlotte” Right sofrendo um pouso forçado no planeta vermelho. Aqui a primeira surpresa que fica com a sua resolução no ar: a protagonista remove seu capacete e consegue respirar em Marte. Mas não há tempo para entender o que isso significa, já que um deslizamento de terra gigantesco está surgindo e precisamos correr dele.

Nesse início frenético o jogo já mostra organicamente os comandos básicos de movimentação, a presença da mecânica de pulo duplo e a possibilidade de correr. Porém é importante ressaltar que, por se tratar de um jogo ainda em desenvolvimento, seus comandos ainda não estão tão precisos assim. Principalmente nessa introdução, que inclui um paredão de terra nos perseguindo enquanto temos que ser rápidos para pular pelas plataformas.

Primeiras Impressões - Project Colonies: MARS 2120 é um metroidvania com potencial

Algumas paredes invisíveis em lugares errados e a imprecisão dos controles especificamente nesse momento fazem com que o desafio seja muito maior do que deveria ser para um tutorial de movimentação inicial. Porém, após superar os obstáculos esperados e não esperados, finalmente entramos na estação que dá entrada à colônia humana em Marte, a qual está completamente em ruínas.

O jogo aos poucos vai soltando pistas do que aconteceu para um a da maiores colônias humanas fora da Terra ser dizimada sem ninguém ficar sabendo. No melhor estilo de enredo distribuído em migalhas pelas fases, vamos aos poucos sendo convidados a explorar aquela enorme base em ruínas e entender o que de fato aconteceu ali. Mas não demora muito para descobrirmos o óbvio: que não estamos sozinhos.

Primeiras Impressões - Project Colonies: MARS 2120 é um metroidvania com potencial

Combates de primeira

E é com o primeiro inimigo, uma mutação horrenda no melhor estilo Doom de ser, que começamos a entender o principal ponto alto desse jogo: seu combate. Isso porque em Project Colonies: MARS 2120 os combates giram em torno de combos de botões ao estilo dos jogos de luta. Assim, mesmo sem as principais habilidades desbloqueadas, você consegue fazer combos interessantes usando combinações de botões e movimentos “meia-lua” do analógico.

Inclusive, vale ressaltar que o próprio jogo recomenda que seja utilizado um controle de videogame para uma melhor experiência de jogatina. Por isso, utilizamos um controle de Xbox One para essa análise. Mas voltando propriamente aos combates, a sensação é de muita fluidez e leveza nos momentos de ação, com inimigos tendo comportamentos inteligentes como sair do alcance de seus golpes e combinando habilidades para não deixar tudo fácil demais.

Primeiras Impressões - Project Colonies: MARS 2120 é um metroidvania com potencial

Para além dos botões de socos e chutes, temos também a possibilidade de usar uma arma de fogo para atirar em nossos inimigos à distância no melhor estilo Metroid e também desviar de tiros enquanto fazemos rolamentos para chegar mais perto ou se afastar de nossos inimigos. Toda essa mobilidade somada com várias possibilidades de golpes diferentes desde o início do jogo deixam os combates muito prazerosos.

Por várias vezes me peguei explorando o mapa da colônia de Marte mais para encontrar inimigos e trocar uns socos com eles do que necessariamente dar continuidade para a história. O que me faz lembrar de outro ponto muito importante para comentarmos nesse texto sobre a experi`ência de jogar Project Colonies: MARS 2120: a sua exploração.

Primeiras Impressões - Project Colonies: MARS 2120 é um metroidvania com potencial

Marte não só vermelho

A colônia humana em Marte de Project Colonies: MARS 2120 consegue quebrar vários clichês de games que se passam no planeta Vermelho. Claro que o visual desértico de Marte está presente, mas o game da QUByte não fica somente no clichê do corredores no estilo bunker cheios de metal e terra por todos os lugares. Aqui temos uma estação setorizada que pode ser visitada através de um monotrilho liberado aos poucos.

Esses diversos setores possuem cada um uma identidade visual completamente diferente, bem como inimigos com propriedades de comportamento, visual e habilidades bem distintos entre si. Muitos desses setores, como eu disse anteriormente, fogem bastante do clichê do planeta desértico cheio de metal. Temos inclusive um setor todo focado em gelo, já que o interior do planeta vermelho é bem gelado na verdade.

Primeiras Impressões - Project Colonies: MARS 2120 é um metroidvania com potencial

Mas para além dos biomas “naturais” de Marte, temos um setor de forja de peças metálicas com rios de metal derretido e um visual bem voltado para o elemento fogo. Além de um setor de estufas com várias plantas germinadas e um visual que nem de longe lembra o nosso vizinho de sistema solar. Mesmo não disponível na versão demo do jogo, sabemos que existirão ainda mais setores, inclusive um voltado para a temática ciberpunk.

Essa variação de cenários e inimigos deixa a exploração do mapa muito divertida, pois te instiga a querer ver mais daquele mundo que vai se construindo através de cada nova área e cada fragmento de história que você tem acesso. O mapa é livre para ser explorado na ordem que você quiser, mas com algumas limitações. Isso porque, tal qual o clássico Castlevania Symphony of the Night, existem áreas que só são acessíveis com as habilidades certas.

Primeiras Impressões - Project Colonies: MARS 2120 é um metroidvania com potencial

Fogo, gelo e eletricidade

E por falar em habilidades, essas talvez sejam as mecânicas mais importantes de Project Colonies: MARS 2120. Isso porque tanto o combate quanto a exploração são muito influenciados pelo esquema elemental que lembra uma mescla de Pokémon e Genshin Impact, mas de um modo muito mais simplificado que ambos os exemplos.

Em Project Colonies: MARS 2120 temos três árvores de habilidades separadas, focadas nos elementos fogo, gelo e eletricidade respectivamente. Essas árvores de habilidades são desbloqueadas e melhoradas com orbes que são encontradas em salas escondidas e protegidas por inimigos por toda a colônia em diversos setores diferentes. Servindo assim tanto como colecionáveis do jogo como também auxiliam diretamente na jogatina.

Primeiras Impressões - Project Colonies: MARS 2120 é um metroidvania com potencial

Nos combates, esses elementos podem ajudar ou atrapalhar dependendo de como são utilizados. Uma vez que os inimigos também possuem atributos elementais e habilidades que utilizam um dos elementos como base, escolher o elemento certo para o combate é de suma importância. Além disso, habilidades específicas são necessárias para acessar locais mais isolados, que muito provavelmente escondem novas habilidades.

Assim, com uma jogabilidade muito voltada para o combate e exploração, podemos dizer que o esquema elemental serve de base para ambos os pilares da jogatina, permeando tanto combates quanto explorações para trazer mais dinamismo e variedade para eles. Consegui experimentar os três elementos básicos do game durante minha jogatina no acesso antecipado e todos foram muito satisfatórios.

Primeiras Impressões - Project Colonies: MARS 2120 é um metroidvania com potencial

Um bom jogo, ainda em desenvolvimento

Project Colonies: MARS 2120 me agradou bastante, mesmo que seu conteúdo por hora seja bem curtinho de ser apreciado. Entretanto, é importante levar a sério o aviso que fica o tempo inteiro na parte inferior da tela de jogo: “jogo ainda em desenvolvimento, não representa o produto final”. Isso porque alguns probleminhas de desenvolvimento são visíveis, sendo o principal deles o desbalanceamento de alguns inimigos mais para o meio do jogo.

Porém, esperamos que essas e outras questões sejam resolvidas até o lançamento oficial do game, que está previsto para acontecer em algum momento da primeira metade de 2023. Além dos biomas, bosses e habilidades presentes no acesso antecipado, já fora divulgado pelo pessoal da QUByte que mais conteúdos estão em desenvolvimento para a versão final do jogo, que esperamos que seja lançada em breve!

Project Colonies: MARS 2120 foi lançado em acesso antecipado no último dia 27 de outubro de 2022 para PCs. Já o game completo chegará na primeira metade de 2023 para PlayStation 4PlayStation 5Xbox OneXbox Series X|SNintendo Switch e PC ( via Steam e Epic Games).

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *