Sim, o PlayStation original tem um jogo de mundo aberto: Mizzurna Falls

Quando falamos de games de mundo aberto, lembramos muito dos games dos tempos de PlayStation 2, e as suas evoluções nas gerações seguintes, incluindo games da Rockstar, Ubisoft, os da PlayStation Studios e tantos outros. Mas o primeiro PlayStation, por incrível que pareça, recebeu também um game com esta proposta de gameplay.
Como bem sabemos, até existem jogos com cidades abertas para o jogador explorar, como os dois games Driver, ou até o obscuro game de Batman e Robin. Mas nenhum deles ofereciam tantos recursos quanto os jogos que sairiam nas gerações posteriores. Por isso, Mizzurna Falls, game lançado no final de 1998 para o primeiro console da Sony, tem muita importância.
Assim como Body Harvest, que é considerado o “pai de GTA” , por ter muitas de suas ideias testadas no jogo de Nintendo 64, e que seriam aplicadas pela própria Rockstar anos depois.
O game, que nunca saiu do Japão, nem em relançamentos digitais, é considerado como um dos primeiros games de mundo aberto entre todos. Saiu, inclusive, antes de Shenmue, outro jogo que já propunha boa exploração de seu espaço.
A sua história acontece na cidade fictícia de Mizzurna Falls, que tem o mesmo nome do game, que fica no Colorado, perto das famosas Montanhas Rochosas. O jogador é levado para o Natal de 1995, onde a jovem Kathy Flannery é encontrada inconsciente na floresta, após um suposto ataque de um urso. Em seguida, outra jovem, chamada Emma Rowland, também desaparece, deixando o colega Matthew Williams em meio aos mistérios do desaparecimento, e dos segredos da cidade.

Diferente de games que poderiam ter a mesma proposta, como Resident Evil ou Silent Hill, por aqui o jogador ganha uma semana de tempo para explorar a cidade e os locais rurais para tentar resolver o mistério, conversando com moradores e explorando o local, em um game que oferece até três finais. Shenmue, apesar de ter um limite de tempo bem mais longo, também dá um limite de dias para o jogador concluir sua história. Tudo bem que em Shenmue são cinco meses, mas ainda assim é um limite.
Lembrando também de Majora’s Mask, o Zelda que te dá três dias para salvar Termina, embora seja possível manipular o tempo por aqui.
O game bebe da fonte survival horror ao oferecer ao jogador o famoso “controle tanque” da época, sistema de combate e elementos QTE. O jogo tem ciclo climático e NPCs que contam com rotinas individuais, tal como visto em Shenmue ou Majora’s.

O jogador ainda pode dormir, para salvar o game, comer no comércio local e ainda abastecer seu veículo. Além de ter acesso a um celular para telefonar para pessoas e negócios da cidade, outro recurso visto no game de Dreamcast, com a diferença que, por ser datado em 1986, os telefonema são feitos em um orelhão.
O jogador tem acesso a um Fusca e um barco para se movimentar pela cidade rapidamente. Matthew pode comer nos comnchonetes locais e deve manter seu carro abastecido. O personagem também pode usar seu celular para ligar para outros personagens e certos negócios na cidade.
Mizzurna Falls foi publicado pela Human Entertainment, a mesma de Clock Tower. E é considerado por quem o jogou com uma homenagem a Twin Peaks. Mas, infelizmente, o game nunca saiu do Japão, não sendo também localizado de forma oficial. Entretanto, desde 2016, quando o jogo foi traduzido para o inglês, a comunidade tem trabalhado para localizar o game, permitindo que o ocidente tenha acesso a um game que pode ser considerado histórico, pelas ideias que, se hoje são comuns, eram mais distantes no final dos anos 90.
João Victor
Legal
Paulo
Poxa, dá uma revisada melhor! Tem um parágrafo com a mesma ideia de outro, mas com diversos erros!
NCheung
Sim, Megadrive tem um jogo de mundo aberto chamado Faery Tale Adventure.
Helinux
Faery Tale é um clássico, valeu!!!!
Helinux
Lá no cdromance tem esse game traduzido, valeu!!!!