Top 10 Arkade – Os melhores jogos de plataforma de todos os tempos

4 de março de 2018
Autor: Junior Candido

Top 10 Arkade - Os melhores jogos de plataforma de todos os tempos

Os videogames evoluíram, os gêneros evoluíram, mas os jogos de plataforma seguem firmes e fortes. É incrível como que, mesmo décadas mais tarde, pessoas de todas as idades ainda adoram jogar Mario, Sonic, Crash Bandicoot e tantos outros games que oferecem diversão simples, mas desafiadora.

Em uma injusta lista, pois não dá pra falar de grandes jogos de plataforma separando apenas dez deles, fizemos um bate papo bem legal entre nossa equipe e os leitores no Arkade Gamer Clube (que você pode participar clicando aqui). Para fazer este Top 10, os membros do grupo votaram em seus preferidos, mas, para uma lista mais variada, nós decidimos colocar apenas o mais votado de cada franquia.

Por isso, não espere ver cinco jogos do Mario, três do Sonic e mais quatro do Crash. Separamos apenas um jogo de cada série, mas não é por isso que jogos de uma franquia importante que não foram mencionados são menos importantes. Pelo contrário: os muitos jogos de sucesso só provam o quanto o gênero é importante e relevante em tempos de gráficos ultra-realistas, gameplay em 3D e vários recursos mais avançados do que o simples andar e saltar.

10. Flashback

Os games de plataforma dos anos 90 eram simples em seu enredo. Porém, em 1993, com Flashback, pudemos conferir a história de Conrad, um rapaz que não tem memória e precisa se encontrar no mundo e achar respostas, em um ambiente sci-fi bem interessante. Além disso, um gameplay atraente e completo fecha um pacote muito bem planejado.

9. Contra

Nos anos 80, todos queriam ser soldados. Culpa do Rambo e de tantos outros soldados famosos dessa época, que fez com que milhares de crianças quisessem viver aventuras militares. Sorte da Konami, que colocou seus brucutus fortemente armados em uma batalha espacial em Contra, jogo conhecido tanto pela diversão que proporciona, quanto por sua dificuldade gigantesca.

8. Michael Jackson’s Moonwalker

Uma união mais que merecida, afinal o Rei do Pop adorava videogames, e ligar a sua música a um game, seria bem interessante. A razão definitiva que justificaria um game de aventura com o cantor chegou com Moonwalker, que garantia fases por cenários de clipes de Michael Jackson, como o bar de Smooth Criminal e as ruas de Beat It. Com um gameplay de “sobe-e-desce” com resgate de crianças, aliados aos famosos gritos do cantor, temos um game que é bacana de jogar até hoje.

7. Crash Bandicoot 3 – Warped

Crash Bandicoot deu à Sony a oportunidade de ter um mascote carismático a ponto de peitar Mario e Sonic. O primeiro jogo é bem divertido e o segundo, evoluiu bem a questão dos segredos e o design de fases. Mas foi no terceiro que a Naughty Dog se superou, oferecendo fases mais variadas, gameplay com a Coco, irmã de Crash, acessos secretos interessantes e muita coisa pra se fazer, por dias e dias.

6. Mega Man X4

Considerado por muitos como o melhor Mega Man já feito até hoje, o que inclui todas as séries, Mega Man X4 é bonito, te deixa jogar com o Zero, te dá finais diferentes com cada personagem, tem fases bem feitas e mantém com estilo o essencial da série X, que envolve armaduras especiais e coletas de boosters, para armazenar armas especiais e vida.

5. Castle of Illusion

O Castelo da Ilusão é a prova viva de que é possível sim fazer games com o Mickey, sem deixá-lo com cara de infantil, ou fazer um game tosco e fácil demais. A aventura da Sega, coloca Mickey no resgate da Minnie (sempre o tal do resgate…) em fases criativas, que exploram muito bem o “ilusão” que levam no nome.

4. Donkey Kong Country 3

Assim como Crash, foi no terceiro Donkey Kong Country que a Rare implementou tudo o que queria. Com a decisão polêmica de tirar os macacos clássicos e queridos Donkey Kong e Diddy Kong da parada, mas colocando a carismática Dixie Kong e o bebezão Kiddy Kong em seu controle, o jogo oferece locais secretos, um mapa interativo e navegável, fases épicas e gerou inveja em quem tinha Mega Drive, o que gerou até uma “conversão” um tanto duvidosa.

3. Aladdin (Mega Drive)

Aladdin é até hoje, um dos grandes sucessos da Disney. E, naquela época, dois games foram feitos por dois estúdios diferentes. Enquanto a Capcom foi responsável pela versão de Super Nintendo, e ofereceu um jogo bem divertido, a Virgin Interactive foi além e trouxe um game memorável para o Mega Drive. Até hoje, todos que jogaram esta versão se lembram do ótimo desenho de personagens, das fases coloridas e da desgraça que era a fase do tapete.

2. Sonic the Hedgehog

O azulão mudou o mundo do videogame com sua estreia, em 1991. Aqui tivemos a receita perfeita de um grande game: cenários bonitos, música memorável, gameplay simples, desafios relevantes, como a busca das esmeraldas do caos, e um personagem carismático. Não foi à toa que, depois de Sonic, uma enxurrada de mascotes dos mais variados tipos, começaram a aparecer na geração 16-bit.

Menções Honrosas

O tenso mundo de Out of This World; a épica aventura que levou o NES ao limite com Super Mario Bros. 3; todos os clássicos games do Mega Man, que inclusive contam com um Top 10 só pra eles; Sonic CD, que evoluiu em todos os aspectos o gameplay do azulão; Gunstar Heroes, e seu tiroteio frenético; e todos os outros que você guarda com carinho por ter jogado em alguma época da sua vida.

1. Super Mario World

Não só um dos melhores games de plataforma, mas um dos melhores de todos os tempos, Super Mario World evoluiu tudo o que já havia acertado em Super Mario Bros. 3, e ainda aproveitou os novos recursos do Super Nintendo, garantindo uma navegação maior pelo mapa, novos movimentos, muitas fases secretas, inúmeras atividades pra se fazer e ainda hoje é um dos queridinhos do speedrun.

Super Mario World também introduziu Yoshi, e deu uma aula de desenvolvimento caprichado de games. A partir dali, os videogames ganharam muito, já que diversos gêneros puderam aproveitar uma coisa aqui e ali com a aventura de Mario.

Uma resposta para “Top 10 Arkade – Os melhores jogos de plataforma de todos os tempos”

  • 6 de março de 2018 às 21:23 -

    Nicola

  • Todos ótimos games, Mário world é memorável, Flashback muito bom. Muitas saudades dessa época. Pra mim a melhor fase dos vídeo games.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *