Treta: THQ volta para assombrar judicialmente a EA e o UFC

11 de outubro de 2013

Treta: THQ volta para assombrar judicialmente a EA e o UFC

Nove meses após sua “morte”, a THQ volta a chamar atenção ao processar a EA e o próprio UFC pela aquisição da franquia de jogos de MMA. Entenda essa treta!

Em janeiro desse ano, após meses sofrendo uma terrível crise financeira, a THQ entrou em falência, tendo seus estúdios dissolvidos e suas franquias vendidas para outras produtoras, como por exemplo o game South Park: The Stick of Truth, que passou para as mãos da Ubisoft.

Antes da derradeira falência, outra empresa, a EA, conseguiu obter os direitos de produção dos jogos da franquia UFC, que eram da THQ. O próximo título da  série, EA Sports UFC, já estava em produção e seria lançado para consoles next-genNo entanto, a THQ, que produziu os games do UFC entre 2009 e 2011, não está nem um pouco feliz com isso.

Mesmo após ter declarado falência e se desfazer de seus estúdios e franquias, a THQ ainda não foi totalmente fechada. A empresa reergueu-se para entrar com processo contra a EA e a Zuffa, empresa que comanda o UFC. O motivo da ação judicial é a forma como a primeira obteve os direitos de produzir a franquia de MMA.

Segundo a própria THQ, em 2011, dada sua péssima situação financeira, a empresa passou a considerar a possibilidade de ser vendida para outra companhia maior e assim tentar evitar a falência. Ela entrou em contato com a EA para estudar um possível acordo. A THQ afirmou que, durante o mês de dezembro de 2011, ambas as empresas fizeram várias reuniões discutindo uma possível compra, até que a EA terminou qualquer tipo de contato com a THQ, ainda naquele mês.

Treta: THQ volta para assombrar judicialmente a EA e o UFC

Durante as reuniões, a THQ apresentou para a EA várias informações sobre sua situação financeira, incluindo vendas detalhadas e as receitas da franquia UFC, e até mesmo o projeto de gastos do próximo game da série. Ainda em dezembro, a Zuffa enviou uma carta para a THQ dizendo que queria encerrar o contrato de produção dos jogos do UFC por conta da crise que a empresa estava passando.

E aí é que tudo se encaixa: A THQ alega que a EA, em posse das informações financeiras confidenciais da THQ, entrou em contato com a Zuffa e entregou todas as informações. Usando estas informações privilegiadas, a EA expressou o desejo de comprar a franquia UFC diretamente da Zuffa, atropelando as relações com a THQ e motivando a Zuffa a terminar seu contrato com a dona original dos direitos, o que seria uma interferência ilícita.

Em junho de 2012, a licença da franquia foi transferida para a EA. Zuffa pagou 10 milhões de dólares para a THQ para encerrar o contrato, mas extinta empresa alega que, na época, o contrato valeria 20 milhões e que a EA certamente teria pago ainda mais do que isso.

Treta: THQ volta para assombrar judicialmente a EA e o UFC

Por conta disso, neste mês a THQ entrou em processo judicial contra as duas empresas, pedindo a anulação da transferência da franquia UFC para a EA e a devolução da propriedade intelectual ou do valor da franquia. A THQ também pede compensação por dados de no mínimo 10 milhões de dólares. E, além disso, a THQ quer que a EA entregue todos os lucros que obteve com a franquia, e que a corte americana desaprove o pedido de falência que a Zuffa fez sobre a THQ no valor de 1,96 milhão de dólares.

EA declarou ao site Polygon: “Acreditamos que essas acusações não tem mérito”. THQ está evitando falar mais sobre o caso por conta do processo judicial.

Em sua opinião, quem está com a razão nessa briga? Acha que a jogada da EA foi válida? Ou que a THQ não tinha muitas opções devido a sua situação? A EA já foi considerada duas vezes como a pior empresa dos Estados Unidos, tendo uma imagem polêmica entre os fãs apesar das inúmeras franquias bem sucedidas comercialmente que lança todos os anos.

(Via: Polygon)

12 Respostas para “Treta: THQ volta para assombrar judicialmente a EA e o UFC”

  • 11 de outubro de 2013 às 11:59 -

    leandro leon belmont alves

  • por mim, as duas que se matem

  • 11 de outubro de 2013 às 15:25 -

    Marcus Crisostomo

  • Se a EA já joga sujo com a Konami na disputa entre Fifa e PES… quem dirá com outras empresas!

  • 11 de outubro de 2013 às 13:41 -

    cozmUz

  • SF e MK que me perdoem, mesmo, mas esse UFC foi o jogo de luta que mais me prendeu atenção e tempo. Tomara que a THQ vença essa luta e retome o desenvolvimento de novos títulos. Agora, se for para vencer e ficar sem produzir, quero que se f*! Precisamos de muitas companhias para gerar o melhor efeito concorrência sobre o consumidor.

    • 12 de outubro de 2013 às 10:35 -

      André

    • Eu não considero o UFC um jogo de luta, considero como um jogo de esporte, tipo MK e SF tem combos, e especiais, coisas que o UFC não tem, são bem diferentes.

  • 11 de outubro de 2013 às 14:22 -

    Arthur

  • Orra THQ, dar informações confidencias pra EA?! Eu sei que eles estavam em estado de falência, mas isso é muito imprudente, ainda mais se tratando da EA.

  • 11 de outubro de 2013 às 14:29 -

    Liu0738

  • Me desculpem mais ou foi ingenuidade ou desespero da THQ!
    Porque a EA já é capitalista ao extremo e isso não é novidade pra ninguém,(Vende ate comemorações no Fifa Rsrsr) e a THQ ainda mostra para a EA várias informações sobre sua situação financeira, incluindo vendas detalhadas e as receitas da franquia UFC, mostrou até o projeto financeiro do próximo game O.0!!!

    E confiar demais!!!

    • 11 de outubro de 2013 às 15:41 -

      Renan do Prado

    • Foi um misto dos 2, ela realmente estava no desespero para não fechar as portas.

      Se ela revelou dados financeiros pra EA, eu acredito que a conversa já estava chegando ao negócio fechado até a EA resolver passar a perna na THQ. Não sei dizer se foi ou não ingenuidade da THQ, pois já ouvi outros casos onde quando uma empresa compra a outra, ou está em processo de compra, acontece a mesma coisa.

      • 11 de outubro de 2013 às 18:42 -

        Babiro

      • Talvez até seja um pouco de ingenuidade da THQ, mas na minha opinião tem muito mais filha da putagem da EA, que como sempre, faz de tudo pra manter seu título de pior empresa!!

      • 11 de outubro de 2013 às 21:00 -

        Renan do Prado

      • Sim, isso é claro. Ética 0. E pode ter certeza, depois desse caso a relação da EA com outras empresas menores será um pouco abalada.

  • 11 de outubro de 2013 às 23:27 -

    Mario Silva

  • sempre o dinheiro fala mais alto quem tem pode mais

  • 11 de outubro de 2013 às 20:54 -

    gadarf

  • Pode mais quem no final chora menos, e vamos ver no que vai dar essa novela.

  • 14 de outubro de 2013 às 19:35 -

    Rafael Abrum junior

  • Tomara que a THQ vença essa briga, não duvido das jogadas ilícitas da EA.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *