Valve anuncia o Steam Controller, um controle que quebra as barreiras entre PCs e videogames de sala

27 de setembro de 2013

Valve anuncia o Steam Controller, um controle que quebra as barreiras entre PCs e videogames de sala

O terceiro segredo da Valve foi revelado! Conheça o Steam Controller, um controle que une os universos do mouse e teclado do PC com os gamepads dos videogames de sala. De acordo com a empresa, ele é “amplamente superior” a tudo que existe.

A contagem regressiva terminou e o último “segredo” da Valve foi revelado: trata-se do Steam Controller, um controle para games compatível com todos os games do Steam (inclusive aqueles antigos pensados unicamente para teclado e mouse).

Vamos às características do periférico:

Valve anuncia o Steam Controller, um controle que quebra as barreiras entre PCs e videogames de sala

Trackpads Duplos: O modo principal de controle do Steam Controller virá de dois trackpads, que funcionarão com o movimento dos dedos dos jogadores, aceitarão “toque” ou “cliques” em toda a superfície – funcionando assim como mouses, trackballs e botões ao mesmo tempo – e que terão um desempenho de alto nível quando se fala em precisão e agilidade nos comandos.

Sensorial: O “controle pelo tato” (ou háptico) vai levar os jogadores a um novo tipo de experiência, que se torna, nas palavras da Valve, “mais visceral”, pois envolve todo um novo tipo de interação sensorial e gera uma resposta precisa a cada menor movimento ou vibração.

Tela sensível ao toque: Uma tela de alta definição localizada no centro do Steam Controller aceitará a entrada de comandos por “toque”, “clique” e até “rolagem”, de acordo com as funções de cada game. Neste aspecto, lembra a proposta do Wii U.

Botões: Com 16 botões posicionados de acordo com a frequência com que os jogadores os usam, o Steam Controller promete um manuseio prático e intuitivo, com direito a desenho simétrico para favorecer destros e canhotos.

Valve anuncia o Steam Controller, um controle que quebra as barreiras entre PCs e videogames de sala

Configurações compartilhadas: O Steam Controller permitirá que jogadores usem um “perfil de computador”, ou seja, de modo que pareça natural a quem está acostumado a jogar com teclado e mouse. Isso poderá ser personalizado (e compartilhado) pelo público, surgindo assim uma série de configurações e botões de atalho diferentes para cada game ou estilo de jogo.

Abertura: Como um verdadeiro canivete-suíço, o Steam Controller também será “hackeável”, sendo permitido e incentivado aos jogadores participarem do processo de design. Desde a aparência final até os detalhes dos circuitos elétricos, a comunidade terá participação crucial no desenvolvimento do controle ideal para o Steam.

O Steam Controller já faz parte do projeto beta do protótipo de console da Valve e será enviado junto com as 300 cópias do sorteio anunciado na quarta-feira (porém sem a tela de toque e a função “sem fio”). A empresa garante que não vai abandonar o suporte para teclado e mouse no Steam.

E é isso. Segundo a Valve, não há mais novidades por enquanto (mas, mas… hoje é dia 27 e 27 = 3 ao cubo, não está faltando algo!?). As novidades sobre o projeto da Valve para “invadir a sala de estar” serão divulgadas a partir de agora através da página da comunidade Steam Universe. E não, por enquanto nada de HL3 ou qualquer outro 3.

Este anúncio é o terceiro de uma sequência de novidades que a Valve lançou nesta semana, começando pela revelação do SteamOS e depois pelo beta do seu protótipo de console (um híbrido videogame/PC).

Público, especialistas e mais um bocado de gente se juntaram na internet durante a semana para tentar entender a proposta da Valve, com opiniões e previsões das mais variadas. Afinal, a Valve lança um console para quem costuma  jogar no computador ou um PC compacto para ganhar o público dos consoles? Os dois? O certo é que a jogada da Valve pode marcar o início uma nova “geração”, ou “categoria” de videogames, altamente customizáveis e um pouco mais democráticos.

Parece um choque de plataformas: a fusão entre a “liberdade” dos computadores com a praticidade dos videogames de sala. Mas, no fim das contas, será que vai colar?

Você que tem um PC gamer compraria um “Steam Box” para jogar na sala? E você que tem PS3, Xbox 360, algum Nintendo (ou está ansioso pela nova geração com o PS4 e Xbox One), trocaria o seu console por uma das Steam Machines que vão sair em 2014?

(Via: Steam)

24 Respostas para “Valve anuncia o Steam Controller, um controle que quebra as barreiras entre PCs e videogames de sala”

  • 27 de setembro de 2013 às 14:50 -

    Renan do Prado

  • A meu ver, respondendo sobre o Steam Box. Eu não compraria. acharia mais ideal um PC para tal.

    Imagino que que já gastou fortunas para criar um PC poderoso não compraria o Steam Box, seria, de certa forma, trocar um PC por outro PC.

    Sobre o Steam Controller. Bem, não é uma novidade tããããão empolgante, mas se o Controller funcionar bem, será ótimo.

    Piadinha cutucadora de onças: todo mundo fala que todos copiam a Nintendo, mas a Valve acabou de copiar a Sony com um Controller com um pad de toque!!!!!

    • 27 de setembro de 2013 às 15:24 -

      Leonardo

    • Eu por outro lado, como nunca gastei um tostão pra investir em PC, compraria o Steam Box numa boa!

      • 28 de setembro de 2013 às 01:28 -

        brk0_0

      • Exatamente o meu caso. Louco para ver o design do protótipo.

    • 27 de setembro de 2013 às 15:45 -

      Alexo Mello

    • Bem, esperava o novo motor com versão de algum dos grandes jogos, né. Mas admito que gostei muito do discurso que envolveu o anúncio do controle. Eu sou fanzaço de um bom teclado, um bom mouse, desktop e tudo que não é portátil rss Mas eventualmente um controle é bem-vindo! Eu fico com pé atras com esse pad sem partes móveis… não sei se ele terá uma ergonomia e estabilidade pra movimentos rápidos e precisos, até porque estamos ‘acostumados’ a respostas táteis e físicas. Alguém que tenha jogado com teclado virtual em Ipads etc. pode concordar.

      Por outro lado, gostei muito da proposta da interação tátil “revolucionária” (e não apenas aquele tremelique esquisito giratório). Isso realmente pode ser muito legal no aspecto do design de interação e também ajudar a trazer a resposta física aos comandos que estamos acostumados. O fato dele funcionar no meu PC convencional é superb. (Valve, versão com fio please! Detesto ficar carregando baterias. Ou invente algo que não precise carga! #seviranegao kkk)

      Sobre as telas de toque, ser cópia ou não é menos relevante, já que é uma tecnologia digamos que vigente, tudo tende a ter isso a partir de agora e popularizado com os celulares, a Sony pode ter copiado deles e assim por diante (ladrão que rouba ladrão…).

      • 28 de setembro de 2013 às 01:32 -

        brk0_0

      • Versão com fio já foi confirmada. É USB e os beta-testers terão apenas a versão com fio (se você eventualmente comprar uma versão Wireless provavelmente virá com o cabo, caso você queira.

        Já propósito do touchpad da Sony é totalmente outro. É algo para ser usado em raros casos, não para servir de controle principal.

  • 27 de setembro de 2013 às 15:03 -

    Arthur

  • porra, meu amigo acertou na mosca o que seria o terceiro anuncio.

  • 27 de setembro de 2013 às 18:29 -

    Julio Cesar

  • cara é esperar pra ver no q dá, me parece promissor…

    http://www.comprenow.com.br

  • 27 de setembro de 2013 às 18:36 -

    Bruno Gonçalves

  • Absurdamente promissor!!

  • 27 de setembro de 2013 às 15:50 -

    Jean Alves de Oliveira

  • O que a Valve está incentivando a todos fazerem eu já faço a muito tempo, que é jogar os games da Steam usando a TV grande da sala e um controller, para isso, foi só ligar o PC na TV da sala, dessa forma minha TV funciona como monitor.
    Com relação aos objetivos da Valve, ela entre definitivamente em dois mercados ao mesmo tempo, o de Pc e o de console, quando um PC gamer no futuro pensar em comprar um PC para jogar games, ele automaticamente vai pensar nas “maquinas da Steam”. Que terão além de games, software, musicas e filmes, fornecendo uma central de entretenimento completo para toda família. Inclusive com possibilidade de compartilhamento da biblioteca com até 10 familiares ou amigo, sendo que apenas um usuário poderá usufruir dessa biblioteca de cada vez.
    Com relação ao controller, fiquei curioso, gostei de saber que não precisarei comprar uma “maquina Steam” correndo, poi o mesmo irá funcionar com a STEAM for Windows.

  • 27 de setembro de 2013 às 16:13 -

    Kubrick Stare Nun

  • Boa sorte tentando jogar Flight Simulator X com isso aí.

    • 27 de setembro de 2013 às 16:18 -

      Alexo Mello

    • Golpe baixo. Eu diria, boa sorte jogando com os malacos de CS com isso aí! rss Tem “controles” que “nunca” vão ser substituídos, isso vale pros manches e volantes.

      • 27 de setembro de 2013 às 23:41 -

        Kubrick Stare Nun

      • Jogos de estratégia também não vão dar muito certo.

  • 27 de setembro de 2013 às 19:45 -

    Michael Belchior

  • Absolutamente, na espera.

  • 27 de setembro de 2013 às 19:55 -

    Enrico Prado Ignacio

  • Tem que ver quanto isso vai custar.

  • 27 de setembro de 2013 às 18:03 -

    Dactar

  • Novidades de design em hardware são sempre bem vindas!Se isso funcionar bem, pode ser a despedida do supremo D-Pad.Vamos ver.Que vença o melhor.

  • 27 de setembro de 2013 às 18:40 -

    Babiro

  • É meus amigos, os anúncios da Steam acabaram e eles não anunciaram nada que esperávamos, nada que queríamos e na minha opinião nada de interessante, pra mim foi muito decepcionante pelo fato de terem feito tanto mistério pra algo tão desinteressante, eu esperava bem mais do que isso!!

    • 27 de setembro de 2013 às 22:28 -

      Arthur

    • tinha um quarto anuncio secreto, então…..

    • 28 de setembro de 2013 às 01:35 -

      brk0_0

    • Diga por você. Esperava bem menos que isso, pra falar a realidade. Qualquer expectativa para Source2, HL3 ou outros era completamente infundada, pois a Valve cansou de dizer que eram anuncios envolvendo o Steam e a experiência do jogador na Sala de Estar.

  • 27 de setembro de 2013 às 18:46 -

    Sir.Liipe Silva

  • Estou pensando em dar uma upgrade no pc pra próxima geração, mas dependo do preço da caixa da Valve, quem sabe não compro um Steam Box!

    Ah! esse controller tá uma maravilha, se a valve cumprir o que diz, esse pad vai ser muito melhor que dos consoles, mesmo assim ainda acho que não vai substituir o mouse nos jogos em primeira pessoa (principalmente os FPS´s)!

  • 27 de setembro de 2013 às 23:53 -

    Diego Myller de Souza

  • Só eu acho que esses trackpads vão dar calo no dedão pra kct

  • 27 de setembro de 2013 às 22:35 -

    zecarlos

  • eu so jogo no pc…e de fe…..nao compraria nao….eu tenho um controle pra jogar games de luta….e alguns esporte s e so….e pra isso que serve controle no pc ,de resto o mouse e bem mais agil hehee…….ao que me parece a onda de inutilidades chegando ao mercado nao nunca

  • 27 de setembro de 2013 às 23:46 -

    Bob Mota

  • Muito bom. Ansioso para experimentar.

  • 28 de setembro de 2013 às 11:29 -

    Larissa Bacelar

  • XD Tomara que caiba no meu orçamento né kkk.
    Parece promissor, mas não adianta pra mim se for muito caro, infelizmente.

  • 29 de setembro de 2013 às 20:49 -

    Ghighix

  • Curti o visual, mas não acho que vá vingar. Como já foi dito: alguns games simplesmente não serão jogáveis aí…

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *