WB Games patenteia o Sistema Nemesis de Shadow of Mordor

8 de fevereiro de 2021
WB Games patenteia o Sistema Nemesis de Shadow of Mordor

No game Terra-Média: Sombras de Mordor, de 2014, a WB Games e a Monolith Productions apresentaram ao mundo o “Nemesis System“, um recurso que permitia que o game criasse histórias pessoais entre o protagonista do game, Talion e os diversos Orcs que povoam Mordor.

Com esse sistema, os Orcs fazem parte de uma hierarquia, podendo subir e descer de rankings, além de terem histórias de vingança se matarem Talion ou conseguirem fugir das batalhas antes de morrerem. E após anos tentando, a WB Games finalmente conseguiu patentear esse sistema.

A WB Games vinha tentando esse registro desde 2015, tendo seu pedido rejeitado várias vezes pelo órgão de patentes americano. Mas após muita insistência, no dia 3 de fevereiro o órgão autorizou a patente oficialmente, que entrará em vigor no dia 23 de fevereiro de 2021.

A patente cobre os recursos “Personagens Nemesis, Fortes Nemesis, seguidores e vinganças sociais em jogos de computador“. O que na prática isso significa é bem difícil dizer, mas a WB Games agora possui, resumidamente, controle sobre o sistema desenvolvido em Sombras de Mordor.

Após o registro da patente, muitos jogadores e desenvolvedores demonstraram insatisfação com tal ato, pois isso pode acabar significando que nenhum desenvolvedora ou estúdio poderá utilizar um recurso semelhante em seus games, pois a WB Games teria o direito de impedir ou processar isso. Em outras palavras, a distribuidora estaria “prendendo” a criatividade, ao invés de permitir que sua criação se desenvolva junto da indústria, segundo algumas das pessoas insatisfeitas.

Algumas outras produtoras já utilizaram o Nemesis System em seus games, o mais recente sendo o RPG rogue-lite Star Renegades, que possui um sistema de hierarquia e patentes de inimigos, que se tornam mais fortes e sobem posições se conseguirem derrotar a party do jogador.

Como a WB Games usará essa patente (que durará até o ano de 2035), ainda não se sabe. A empresa pode, teoricamente, impedir que outras produtoras repliquem o sistema, ou podem tornar um recurso exclusivo somente para os estúdios sob sua bandeira. Ou podem não fazer nada além disso. Só nos resta esperar para saber o que acontecerá.

(Via: DSOG)

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *