Wizards of the Coast desiste de seu plano de alterar a OGL 1.0a

28 de janeiro de 2023
Wizards of the Coast desiste de seu plano de alterar a OGL 1.0a

Semana passada, fizemos um “resumo” bem grande sobre a situação atual que se abateu sobre Dungeons & Dragons, com a Wizards of the Coast querendo criar uma nova OGL (Open Game License), que seria extremamente nociva para a comunidade de publicadoras, streamers e jogadores de D&D.

Se você não sabe do que estou falando ou não lembra os detalhes sobre essa treta, confira o artigo que publicamos sobre o caso. Mas, em resumo, a OGL 1.0a, documento vigente desde o ano de 2000, é uma licença que permite que empresas e pessoas não ligadas a WotC possam criar conteúdos autorais usando a estrutura e regras de Dungeons & Dragons. Ou seja, sessa licença permitiu por exemplo o nascimento do RPG Pathfinder, que baseou-se nas regras, monstros e universos de D&D para criar seu próprio mundo independente.

A Wizards of the Coast queria desautorizar a OGL 1.0a e substituí-la pela OGL 1.1, que era absurdamente predatória, exigindo royalties de grandes editoras que criam conteúdos graças a OGL, além de permitir que a WotC tome para si parte dos direitos dessas obras. Mas o pior de tudo era uma cláusula que dizia que essa licença poderia ser mudada a qualquer momento, por qualquer motivo. Ou seja, a OGL 1.1 dava à Wizards of the Coast controle direto sobre TUDO criado em cima da OGL 1.0a, bem como permitira que eles alterassem contratos e tomarem posses de IPs inteiras, se assim quisessem.

A resposta do público e das publicadoras afetadas por essa mudança foi colossal, o que obrigou a WotC a mudar o discurso, criando a OGL 1.2, que era muito menos predatória, mas ainda assim era muito vaga e não protegia esses criadores de mudanças de contrato e da ganância da WotC. Isso sem contar nos muitos vazamentos que alegavam que a presidência da WotC, de D&D e da Hasbro, empresa dona das duas primeiras, via os jogadores e consumidores como obstáculos para o dinheiro.

Mas felizmente a revolta da comunidade realmente fez efeito! E ontem, através das redes sociais a Wizards of the Coast desistiu por completo de mudar a OGL! Em um anúncio no perfil do serviço D&D Beyond, além de um post em seu fórum oficial, foi divulgado que eles não irão mais mexer na OGL 1.0a, que continuará válida, bem como divulgaram alguns dados muito interessantes!

O texto reconhece que o público em sua esmagadora maioria não aprovou as “propostas” de mudança e que não aceitavam a revogação da OGL 1.0a. Com isso, essa licença continuará como está, intocada. E não apenas isso, mas algo muito importante veio junto com isso: A SRD 5.1 (System Reference Document), que é o documento que engloba todas as regras de Dungeons & Dragons, de pontos de vida, magia, movimentação, monstros e etc, agora fará parte da Creative Commons. Ou seja, a partir de agora, as regras de Dungeons & Dragons são públicas, não estando mais sob controle da Wizards of the Coast. E, como o próprio perfil de D&D Beyond deixa claro, essa é uma decisão que não tem volta. A SRD 5.1 entrou na Creative Commons e não vai mais sair.

E antes do anúncio de ontem, uma pesquisa de opinião sobre a OGL 1.2 foi conduzida, com mais de 15 mil respostas coletadas, que geraram os seguintes dados em relação ao público:

  • 88% não quer publicar conteúdos de TTRPG sob a OGL 1.2.
  • 90% seria obrigado a mudar alguns aspectos de seus negócios para que pudessem se acomodar à OGL 1.2.
  • 89% está insatisfeito com a desautorização da OGL 1.0a.
  • 86% está insatisfeita com o esboço das políticas para VTT (Virtual Tabletop).
  • 65% está satisfeito com a inclusão da SRD na Creative Commons, e a maioria daqueles que estão insatisfeitos pediram que mais conteúdos do SRD fossem adicionados à Creative Commons.

O texto ainda pede muitas desculpas, admitindo que toda essa situação foi um erro e que feriu a comunidade de D&D, algo bem difícil de vermos uma corporação grande fazendo, especialmente a Wizards of the Coast, que não é lá conhecida por mudar de ideia ou mesmo de se desculpar com o público.

Isso foi uma verdadeira vitória para muita gente, principalmente para o nome de Dungeons & Dragons, pois toda essa situação afastou muita gente, principalmente as publicadoras. Apesar disso, o movimento para a criação de uma nova licença aberta em conjunto, que está sendo criada pela Paizo e mais de 1500 publicadoras, segue firme e forte, bem como a criação de novos sistemas de RPG.

Além disso, Dungeons & Dragons está no processo de criação de sua nova edição, que será chamada de OneDND. Sendo assim, a OGL 1.0a, bem como a SRD 5.1, cobrem todo conteúdo criado para e baseado na edição 5e do RPG, que é a edição atual, além de ser a base para muitos livros, jogos e até mesmo shows atuais. A OneDND provavelmente será separada da OGL 1.0, com suas próprias regras, licenças e etc. Mas a 5e agora continuará protegida e livre para todos.

De qualquer forma, toda essa situação foi um alerta imenso para todo o “universo” de TTRPGs, e deu início à criação de novas licenças, novos sistemas e novos jogos. Se algo positivo surgiu de todo esse caos, é que o cenário de RPGs de mesa finalmente está se expandindo, gerando criações que andarão com suas próprias pernas. Dungeons & Dragon certamente continuará sendo o maior RPG da atualidade, mas ele não será mais o único, e provavelmente não estará mais tão distante em termos de popularidade.

(Via: Twitter)

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