Colecionador diz que a SEGA quase foi a publisher do primeiro Grand Theft Auto

13 de março de 2024
Colecionador diz que a SEGA quase foi a publisher do primeiro Grand Theft Auto

A série GTA se tornou uma das maiores referências no mundo dos jogos, acumulando vendas totais de mais de 420 milhões de unidades globalmente. O jogo que iniciou essa jornada foi publicado pela BMG Interactive em 1997, criado por David Jones e Mike Dailly da DMA Designs. No entanto, um novo rumor sugere que o título poderia ter tido um nome diferente na capa, pois a SEGA estava, supostamente, competindo pelos direitos de publicação do GTA.

Segundo Comby Laurent, um colecionador e preservacionista suíço, a SEGA estava concorrendo para desempenhar um papel na publicação do GTA. No entanto, se isso acontecesse, o jogo no PlayStation seria impossível, e isso tornou-se um ponto de discórdia crucial.

Laurent explica que “A SEGA recebeu os direitos de publicação apenas no PC. Naquela época, a SEGA não podia publicar no PlayStation. Outra editora teve a oportunidade de lançar tanto para PC quanto para PlayStation, então estava disposta a pagar mais pelos direitos de publicação do GTA. Por isso, a SEGA perdeu a oportunidade.”

É crucial notar que a declaração de Laurent não especifica claramente a editora mencionada ou o momento exato dessa disputa. A BMG Interactive foi a editora original na Europa para PS1 e PC em 1997, enquanto a ASC Games lançou o jogo para computadores norte-americanos em 1998. A Take-Two adquiriu todos os direitos no final de 1998, lançando Grand Theft Auto no PS1 durante o meio daquele ano e posteriormente relançando para PC. E continua lançando os jogos da franquia até hoje.

Se a SEGA tivesse obtido sucesso na publicação para o console da Sony, poderia ter mudado significativamente a trajetória da franquia e a relação de Sam Houser com ela, já que ele estava envolvido tanto com a BMG quanto com a Take-Two.

No campo da hipótese, a SEGA teria um jogo interessante naquela época para o seu Saturn, mas que naqueles dias vendia mais pelas polêmicas do que pelo jogo em si. O que já seria interessante na hora de contar o dinheiro das vendas. Mas, considerando a SEGA apenas como publisher e dando liberdade para os futuros “Rockstar Games”, será que o Dreamcast poderia ter uma trajetória totalmente diferente, com um “GTA III exclusivo” para o console?

Lembrando que a SEGA dos anos 90 era bem poderosa, e quase comprou a Bandai, o que significa que caixa para ao menos publicar globalmente o primeiro GTA, ela tinha. Mas, como sempre, ficamos no campo da hipótese, enquanto esperamos Laurent, para que ele traga mais e melhores informações sobre esta situação.

O R36S é uma boa e barata opção para curtir os jogos clássicos, e você o encontra no AliExpress.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *