Tudo o que sabemos (até agora) sobre FIFA 23

23 de setembro de 2022
Tudo o que sabemos (até agora) sobre FIFA 23

O último ano foi cheio de novidades sobre a franquia FIFA enquanto marca licenciada da EA e tudo que envolve esse universo do futebol virtual. Já sabemos há algum tempo que FIFA 23, por exemplo, é a última edição do jogo tal como a conhecemos. Faltando uma semana para o seu lançamento oficial, chegou o momento de fazer aquele esquenta resumindo todas as novidades reveladas até aqui do jogo.

Trilha sonora

Não é segredo que a série tem se destacado em um quesito que nem todo mundo se atenta, mas que faz muita diferença para quem passa horas dentro do jogo, sobretudo em menus e submenus de gerenciamento de time e carreira, principalmente o FUT. A edição anterior tinha uma seleção incrível de repertório e a EA já divulgou a seleção deste ano, que pode ser acessada no Spotify.

Estatísticas e TOTW

As cartinhas de cada jogador no FUT tem se tornado uma característica muito conhecida do jogo (seja para o bem, ou seja para o mal quando vinculadas a loot boxes e coisas do tipo) e até fora do mundo do jogo, como por exemplo quando se torna pauta de comentaristas esportistas especializados em estatísticas. Há alguns dias, aliás, Paulo Vinícius Coelho, do Globo Esporte, cornetou as estatísticas de Vini Jr. O Team of the Week (TOTW) também é um foco de interesse para os aficionados pelo modo e a EA, para aumentar o hype, já divulgou a seleção da primeira semana.

Tudo o que sabemos (até agora) sobre FIFA 23

Para os mais dedicados ao modo Carreira, saiu a lista dos jogadores mais promissores, aqueles que já tem uma pontuação geral relativamente alta e que tem a chance de evoluir ainda mais dependendo do desempenho ao longo do modo. Por exemplo, treinamentos, jogos, premiações, tudo pode melhorar tais estatísticas. Como jogadores jovens tem a característica de chegar ainda mais longe (diferente de veteranos que tendem a diminuir estatísticas conforme envelhecem no jogo), aqueles com mais potencial são os seguintes:

Tudo o que sabemos (até agora) sobre FIFA 23

Por fim, temos a lista com os 23 melhores jogadores desta versão, considerando seus perfis principais. Vale destacar que, como visto na lista de TOTW, há versões especiais de cada um deles com estatísticas diferentes que saem ao longo de toda a temporada, mas a listagem abaixo é a versão fixa, padrão de cada um deles. Vale notar que o primeiro brasileiro da lista é Neymar, em 11º:

Tudo o que sabemos (até agora) sobre FIFA 23
Tudo o que sabemos (até agora) sobre FIFA 23

Modos de jogo

Algumas mudanças nos diferentes modos também foram anunciadas. Aproveitando que já falamos acima do FUT (ou o FIFA Ultimate Team), umas das alterações mais significativas é o sistema de entrosamento, que tem ganhado muita importância nas últimas edições, algo que é basicamente uma base de afinidade entre jogadores de acordo com sua proximidade no mundo real. Por exemplo, jogadores de meio-campo que jogam juntos no mesmo time ou que são do mesmo país tem mais entrosamento que jogadores aleatórios e que nunca se encontraram no mundo de verdade.

Tudo o que sabemos (até agora) sobre FIFA 23

Em FIFA 23, esse modelo será substituído por um outro similar, mas mais simplificado, o de química. Basicamente, haverá um medidor mais geral entre os jogadores de até três níveis, mas que não somarão em um total do time. Se o jogador não tem essa química com os demais, mantém as suas estatísticas originais. Se tiver – e pode ser com qualquer um, não só com aqueles que jogam na mesma posição ou na mesma região do campo – terá algumas melhorias e facilidades a mais para, por exemplo, tabelas, posicionamento e porcentagem de acertos como um todo. O vídeo abaixo detalha melhor a novidade:

Há a promessa ainda de novas atividades chamadas de FUT Moments, onde será possível reviver alguns eventos históricos de certos jogadores. Replicar uma jogada consagrada com sucesso, por exemplo, pode render boas recompensas extras.

Por sua vez, os modos Pro Clubs e VOLTA agora compartilham o sistema de progressão de avatar (este com mais opções de personalização do que nunca), algo muito bem-vindo já que nem sempre se tem gás para começar um deles do zero depois de investir tanto tempo no outro. O sistema de níveis também será a soma de ambos os progressos, garantindo que o jogador esteja motivado sempre a investir de um lado e do outro sem a sensação de estar ficando para trás. O trailer abaixo trata exatamente disso:

Falando em personalização, o modo Carreira tem mais promessas, como a implementação de um sistema de personalidade para o jogador criado. A expectativa é que entrevistas mais grosseiras ou arrogantes e comportamento agressivo dentro de campo lhe tragam atributos de bad boy, por exemplo. O que isso trará de consequências, veremos. Mas na prática, o que se sabe é que, por exemplo, se comportar como uma estrela pode render bônus de finalização, enquanto um perfil mais altruísta rende bonificações em passes. Mais sobre isso no vídeo abaixo:

Licenças e parcerias

Todos nós já sabemos que a EA tem garantido, ao longo das últimas temporadas, algumas das principais licenças da vida real para o seu jogo de futebol, e esse ano não é diferente. A Europe Champions League continua sendo uma das principais marcas associadas ao jogo, mas como estamos em ano de Copa do Mundo, o principal evento entre seleções também estará nesta edição, chegando como um DLC complementar semanas depois do lançamento do jogo original.

Tudo o que sabemos (até agora) sobre FIFA 23

Além disso, a Juventus é uma das maiores novidades para a versão deste ano, como contamos aqui há alguns dias, e todos os demais campeonatos e clubes presentes na edição 22 também devem estar de volta devidamente atualizados. Quem não estará (de novo), infelizmente, é o Campeonato Brasileiro, já que esta licença pertence à concorrência e é bem mais complicada em termos burocráticos. Ainda assim, alguns clubes brasileiros estarão presentes, como os que disputam a Copa Libertadores e a Copa Sulamericana (são eles América-MG, Athletico-PR, Atlético-MG, Atlético-GO, Ceará, Corinthians, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Palmeiras, RB Bragantino, Santos e São Paulo), mas com elencos fictícios, já que os campeonatos são licenciados, mas os jogadores não. Uma pena.

Algumas parcerias reveladas, porém, são um pouco menos, digamos, usuais, já que fogem do esperado para o universo do futebol. A primeira delas é uma colaboração com a Marvel na ilustração de figurinhas do FUT na categoria Heroes, que já tiveram, em outros momentos, estética estilizada, mas que agora ganham contornos especiais pela Casa das Ideias. A própria Marvel celebrou a novidade em suas redes sociais:

Outra marca que firmou parceria com FIFA 23 é Ted Lasso, seriado da Apple TV Plus. Estarão disponíveis o próprio técnico protagonista da série para ser utilizado no FUT e também no modo Carreira, bem como os jogadores ficcionais Jamie Tartt, Isaac McAdoo, Dani Rojas, Roy Kent e Sam Obisanya, todos interpretados (com captura de feições e movimentos) pelos próprios atores originais. Por fim, estádio, uniformes e escudo do time AFC Richmond também aparecerão como cosméticos em algum momento. Veja os detalhes abaixo:

E tem mais…

Se os times brasileiros (ou a ausência de uma liga brasileira oficial) são uma certa decepção para nós, a localização em português brasileiro continua investindo em nomes conhecidos e celebrados da mídia esportiva tupiniquim. Além do retorno de Gustavo Villani (que tem feito um ótimo trabalho à frente da produção depois da saída do contestado Thiago Leifert) como narrador principal e de Caio Ribeiro nos comentários, a EA confirmou a estreia de Natália Lara, também narradora do grupo Globo, como repórter de estúdio, sendo a primeira mulher latino-americana a integrar um produto desta natureza.

Muita coisa, não é mesmo? Você deve estar se perguntando “mas e o jogo em si? E a jogabilidade? E as melhorias dentro das quatro linhas?” Bem, já fizemos uma publicação dedicada a este tema dias atrás, então fica o convite para que você saiba mais sobre o tal HyperMotion 2, além de novidades em termos táticos defensivos e ofensivos que prometem responder às principais questões levantadas pela comunidade nas edições passadas clicando aqui. Mas para facilitar, segue abaixo o trailer dedicado a esses temas:

FIFA 23 será lançado em 30 de setembro, com versões para Playstation 5, XBox Series X|S, Playstation 4, XBox One, Nintendo Switch (em uma versão legado) e PC.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *