Sony confirma os 20 games do Playstation Classic: Metal Gear Solid e GTA na lista

29 de outubro de 2018
Autor: Junior Candido

Sony confirma os 20 games do Playstation Classic: Metal Gear Solid e GTA na lista

A Sony anunciou hoje todos os games que estarão disponíveis em seu Playstation Classic. Serão 20 jogos pré-carregados, que acompanharão o sistema. A lista, que reúne games de épocas diferentes do console, optou pela variedade, e oferece tanto bons games que ficaram esquecidos, como clássicos inesquecíveis.

A lista conta com os seguintes games:

Grand Theft Auto: O primeiro game da série, lançado em 1997 foi fruto de muita polêmica. Afinal, não era comum, naquela época, jogar no papel do bandido. E ainda mais podendo tocar o terror e atirar em tudo e em todos. Com uma campanha de marketing única, a série foi ganhando seu espaço, até a consagração em 2001, com GTA 3.

Battle Arena Toshinden: Um dos primeiros games de luta em 3D para o console da Sony, Toshinden era vendido como um concorrente de peso para o Virtua Fighter do Sega Saturn. Antes, claro, de ganhar uma versão para o 32-bit da Sega. O game da Tamsoft/Takara, apesar de ser ofuscado por um fenômeno chamado Tekken, cativava pelo seu gameplay envolvendo lutas e armas, em um conceito consagrado posteriormente por Soul Calibur.

Ridge Racer Type 4: Com cara de “jogo de corrida do milênio”, e apostando em fórmulas que já haviam consagrado a série, o game de corridas da Namco, exclusivo para o Playstation, trazia curvas que podiam ser feitas a muitos km/h, trilha sonora empolgante e carros com temática de Pac-Man.

Mr. Driller: Outro jogo da Namco, uma das grandes parceiras do primeiro Playstation, Mr. Driller é um Tetris diferente. Aqui, ao invés de fazer as colunas, você precisa lidar com a pressão de evitar ser esmagado pelos blocos que caem, além de garantir a entrada de ar pelos espaços que você irá criar.

Sony confirma os 20 games do Playstation Classic: Metal Gear Solid e GTA na lista

Metal Gear Solid: Considerado por muitos o maior game de todos os tempos, Metal Gear Solid volta no Playstation Classic, oferecendo uma nova oportunidade de viver os dramáticos eventos de Shadow Moses. Divisor de águas, seu enredo cinematográfico, gameplay dinâmico, muitas surpresas e as famosas (e longas) cutscenes (lembrando também dos inesquecíveis diálogos) garantem o título de Hideo Kojima como um dos definitivos do videogame.

Twisted Metal: Antes de GTA, nós tocávamos o terror em Twisted Metal. Com suas arenas cheias de ação, e carros estilizados e cheios de armas, o objetivo era sobreviver na destruição proposta pelo game. Um daqueles games que dá prazer de jogar no multiplayer.

Oddworld: Abe’s Oddysee: Dinamico e com gameplay diferenciado, que permite o controle até de seus inimigos, Oddworld: Abe’s Oddysee trouxe uma proposta muito diferente ao que existia em sua época, focando na furtividade e nos puzzles.

Sony confirma os 20 games do Playstation Classic: Metal Gear Solid e GTA na lista

Syphon Filter: O jogo de ação da 989 chegou em uma época em que todos queriam ser espiões. Mas, mesmo com vários games do gênero disponíveis, Syphon Filter conseguiu cativar, desenvolver identidade própria, e ainda gerou mais dois games para o Playstation, além de sequências para Playstation 2 e PSP.

Rayman: Um dos clássicos da plataforma, um dos primeiros sucessos da Ubisoft conquistou os gamers com seu visual colorido. E também com gameplay balanceado e um personagem carismático que, mesmo sem os braços, fazia muita coisa através das fases do jogo.

Sony confirma os 20 games do Playstation Classic: Metal Gear Solid e GTA na lista

Tekken 3: Se a Sega tinha Virtua Fighter, o Playstation tinha Tekken. O terceiro game da franquia fez muito sucesso, inclusive no Brasil. Além de melhorias no gameplay, o jogo trouxe modos bem diferentes. Incluindo uma disputa de vôlei e um modo parecido com Final Fight. Mas, além disso, o jogo também introduziu Eddy Gordo, o brasileiro lutador de capoeira.

Tom Clancy Rainbow Six: Se Rainbow Six Siege é hoje um dos sucessos no eSport, muito se deve ao sucesso do primeiro jogo da série. Levando a ação tática característica do jogo a um console muito mais fraco tecnicamente do que os recursos atuais, a série foi evoluindo através deste game, se tornando a franquia querida que é.

Sony confirma os 20 games do Playstation Classic: Metal Gear Solid e GTA na lista

Wild Arms: Injustiçado pela presença de excelentes RPGs em sua época. E por ter sido lançado antes da “era de ouro”, em 1996, Wild Arms com certeza é um game que segue na memória de todos aqueles que o jogaram um dia. Usando dos mesmos recursos dos RPGs de 16-bit, mas usufruindo do poder do Playstation, o game oferecia belos cenários, lutas em 3D, e caprichadas cutscenes em anime.

Jumping Flash: Um shooter em primeira pessoa bem diferente, foi um dos primeiros games do console, lançado em 1995. Apesar do seu gameplay lembrar muito Descent, o estilo do jogo é mais colorido, e cartunesco. Lembrando, em alguns momentos, até Star Fox.

Cool Boarders 2: Excelente game de esportes na neve, e aproveitando o sucesso das Olimpíadas de Inverno de Nagano, em 1998, o game de snowboarding da 989 fez sucesso pelas suas manobras insanas, e, mesmo sem querer, abriu espaço para outros games radicais, como a franquia Tony Hawk.

Sony confirma os 20 games do Playstation Classic: Metal Gear Solid e GTA na lista

Final Fantasy VII: Apesar deste game estar disponível em muitas plataformas, o que inclui o Fire TV da Amazon, ou smartphones Android e iOS, foi no Playstation, em 1997, que este game fez, da mesma forma que Metal Gear Solid, um terremoto no mundo dos games. Também considerado um divisor de águas, FF VII foi um dos games que definiram o 32-bit da Sony. E que fez com que muitos gamers escolhessem o console, transformando-o no fenômeno que veríamos pelos anos seguintes.

Destruction Derby: Jogo querido por gamers antigos do Playstation, Destruction Derby se inspira nas famosas corridas de destruição dos EUA. Havia corridas em arena, no formato “ganha quem sobreviver”. Ou em corridas, nas quais vale tudo. Assim, o game traz muita diversão entre suas cacetadas.

Revelations: Persona: A Sony percebeu o fenômeno que foi Persona 5. Talvez, seja por isso que o primeiro game da série foi incluído na lista. Trata-se de um game que foi bastante elogiado em sua época. Oferecia história e combates bem interessantes e, claro, conseguia prender o jogador em seu enredo.

Sony confirma os 20 games do Playstation Classic: Metal Gear Solid e GTA na lista

Super Puzzle Fighter 2 Turbo: A Capcom decidiu, em 1997, transformar seus lutadores em crianças. Mas, além de Pocket Fighter, a empresa trouxe um game bem diferente. Aqui, enquanto você encaixa os blocos contra um oponente, no meio da tela uma luta vai acontecendo. Com o rumo sendo ditado pelo desempenho na disputa de blocos. Misturando jogo de luta com puzzle, foi um sucesso bem querido pelos gamers da época.

Intelligent Qube: Semelhante às VR Missions de Metal Gera Solid. O game oferece vários desafios envolvendo cubos em um cenário de três dimensões. Entretanto, o jogo traz missões que, obviamente, vão ficando mais difíceis com o seu avanço.

Resident Evil: Director’s Cut: Outro fenômeno do Playstation, e o game que praticamente definiu o gênero Survival Horror. A aventura na Mansão Spencer escolhida foi a Director’s Cut. Que oferece, além do jogo original, uma versão com roupas diferentes para os protagonistas. Além e itens espalhados em outros lugares. Contudo, a versão Dual Shock ainda traz mais extras, e é a que está disponível na PSN atualmente.

Faltou algum? Sempre falta, né?

O Playstation original contou com muitos games queridos pelos jogadores. E, por isso, muito jogo bom ficou de fora. Seja por questões de licenciamento, ou mesmo por preferências, jogos interessantes ficara  de fora. Como Bust a Groove, a série Need for Speed, Dino Crisis, Fear Effect ou Crash Team Racing. Os três Crash Bandicoot até tem alguma razão, afinal foram lançados remasterizados. Curiosamente, os dois games Gran Turismo para o 32-bit da Sony não estão disponíveis nem na lista. E nem na PSN, local a qual a Sony vende seus clássicos, para Playstation 3, PSP e PS Vita.

Mas diga aí: Qual game seria interessante de ver no Playstation Classic? Nós falamos sobre as razões pelas quais a Internet seria bem-vinda neste console comemorativo, que chega no dia 3 de dezembro, o mesmo dia do lançamento original do console, em 1994.

Oferecimento: NET Brasília 

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *