Conversamos com o Twitter sobre videogames e a rede social durante a quarentena

18 de junho de 2020
Autor: Junior Candido
Conversamos com o Twitter sobre videogames e a rede social durante a quarentena

2020 tem sido, de todas as formas, um ano atípico. O ano que mudou a vida de muitas pessoas, com a pandemia de coronavírus e as quarentenas aplicadas em diversos países, também viu muitas mudanças de comportamento. Os videogames, por exemplo, que tiveram seu vício classificado como doença pela OMS, foram depois incentivado pela mesma OMS, como maneira de superar o tédio na quarentena.

E, se as pessoas estão jogando mais, também estão falando mais sobre os seus games. E o Twitter, como grande rede de conversas que é, também foi o lugar de diversas destas conversas que, além da pandemia, também vê as expectativas de seus usuários com a nova geração de consoles. A cada anúncio e novidade de Xbox Series X e Playstation 5, a rede é tomada por comentários, apostas, expectativas e é claro, memes.

O design do Playstation 5 rendeu várias piadas no Twitter, assim como o do Xbox Series X

Para entender mais sobre o panorama das conversas sobre videogames neste momento de quarentena, conversamos com o Twitter. Mariana Romeu, gerente de soluções de parcerias do Twitter Brasil, gentilmente respondeu nossas perguntas, para criarmos um panorama desta situação, e de como os games são elementos importantes deste momento.

Comecei perguntando sobre a avaliação do Twitter destes dois últimos meses sobre o aumento de conversas na rede social após o início das quarentenas. Com as pessoas mais em casa, houve aumento de jogatina. E, com isso, aumento de conversas. O Twitter registrou um aumento de 71% do volume de conversa sobre videogames desde o início da quarentena.

Animal Crossing é um dos games mais comentados no Twitter em 2020

“O Twitter é o lugar em que as pessoas vão para acompanhar e participar de conversas em torno de seus interesses e paixões”, disse Mariana. “Não é de hoje que os fãs do universo de games se reúnem na plataforma para falar do assunto, mas com o isolamento social e as pessoas procurando novas formas de conexão e entretenimento, é natural que esse comportamento se intensifique. Além disso, por causa da pandemia, alguns campeonatos grandes tiveram que dar uma pausa em suas atividades, mas logo encontraram formas de se reinventarem e retornarem de maneira 100% remota, como aconteceu com o CBLoL, concluiu.

O CBLoL conta com uma presença muito forte na rede social

Também questionei sobre a presença de personalidades. Streamers, pro-players, desenvolvedores e outras personalidades envolvidas no mundo dos games gostam de usar o Twitter para conversar e expressar suas opiniões. E, assim, perguntei se durante a pandemia, estas figuras também ampliaram as suas interações.

Mariana reconhece que a presença de personalidades, nos mais variados ramos, é uma realidade do Twitter, desde sempre. Para ela, a plataforma é pública e aberta, e permite que as pessoas se conectem além de seus círculos sociais para conversar de interesses em comum. Assim, com o distanciamento social, o Twitter foi visto, por pro-players e equipes de eSports, por exemplo, como um meio de vínculo com fãs.

O Gaules é um sucesso no Twitch. E sua popularidade também chega ao Twitter, como a “grande emissora” de uma pessoa só de CS:GO

Ela mencionou o Flamengo como exemplo. O clube carioca, junto com a Konami, promoveu o #DesafioPESTorcedor, no qual torcedores jogavam com seus times ideais do Flamengo no PES, game de futebol no qual o rubro-negro é parceiro oficial.

O Flamengo usou o PES 2020 para seguir conectado com seus torcedores na paralisação do futebol

E as mudanças? Todos sabemos que a pandemia e todas as situações geradas por ela mudaram de maneira drástica a vida de muitas pessoas, em todo o mundo. Assim, perguntei se o Twitter conseguiu enxergar mudanças de comportamentos em seus usuários durante estes dias.

Sobre esta pergunta, Mariana diz que “observamos que ao longo do tempo houve uma mudança nos principais temas de conversas no Twitter no Brasil. Naturalmente, em meados de março o grande assunto era a pandemia, afinal era o início de uma situação de saúde pública sem precedentes na era digital, e as pessoas estavam em busca de muita informação a respeito. O tema continua entre os mais comentados, dado que seguimos atravessando esse período e as atualizações são de interesse público, mas com o passar do tempo outros assuntos foram ganhando relevância na conversa geral na plataforma — as pessoas voltaram a falar sobre seu interesses e paixões até como uma forma de relaxamento e descompressão. Nesse contexto, em abril e maio vimos que entre os temas mais comentados no Twitter no Brasil foram música, entretenimento, celebridades, política, esportes, notícias e, é claro, games”.

A grande pergunta de 2020

É interessante, aliás, observar que, conforme o ser humano consegue se adaptar a um novo cenário. E, passado as tensões mais agudas dos primeiros dias, o fato de que as coisas que gostamos sejam um porto-seguro é algo que vale atenção. Ainda mais em uma época como a nossa, que vive qualquer evento a nível global em tempo real, da transmissão, a opinião. Ainda falando em games, desde a pandemia, tivemos lançamentos de grandes games, que viveram épocas únicas de conversas, como Resident Evil 3 (que rendeu comparações entre o mundo do game e o mundo real) e Final Fantasy VII. Além de The Last of Us: Part II que, em meio a suas polêmicas, que também renderam muita conversa no Twitter, chega nesta sexta.

The Last of Us Part II é um dos games mais aguardados nos últimos anos.

E quem foram os mais falados, no mundo dos games, na quarentena?

2020 também é um ano de novidades. Xbox Series X e Playstation 5 seguem, cada uma a sua maneira, apresentando suas armas para a próxima geração, o que aumenta ainda mais o volume de conversas a cada evento. Isso sem esquecer a Nintendo, que lançou seu Animal Crossing novo neste período, e foi o game mais falado na rede, em abril.

Assim, trazemos para você, com dados do Twitter, os números e informações do mundo do videogame, dentro da rede social, durante a pandemia, usando o mês de abril como base, que foi o primeiro mês “completo” em quarentena em diversas partes do mundo.

Aumento do volume de conversa sobre videogames no Brasil (março a abril):

Em março, contamos com mais de 2,6 milhões de Tweets no Brasil sobre games. Em abril, esse número foi de 2,9 milhões de Tweets.

As 5 # gamers mais utilizadas em abril de 2020:

  1. #acnh (Animal Crossing: New Horizons)
  2. #animalcrossing
  3. #Ps4share
  4. #Nintendoswitch
  5. #followtrick

As equipes de eSports brasileiras mais faladas na plataforma em abril:

  1. MIBR
  2. paiN Gaming
  3. Flamengo
  4. Vivo Keyd
  5. KaBuM! e-Sports

Os streamers mais falado no mundo todo, de janeiro até abril:

  1. FalleNCS
  2. fer
  3. StoneDYooDa
  4. TACOCS
  5. Jukeslol

Os games mais falados no Brasil, no mês de abril:

  1. League of Legends
  2. Animal Crossing
  3. The Sims
  4. Minecraft
  5. Fortnite

Uma resposta para “Conversamos com o Twitter sobre videogames e a rede social durante a quarentena”

  • 19 de junho de 2020 às 20:40 -

    Helinux

  • Tem tempo que não sei o que é Twitter…!!!! valeu!!!!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *